Office para iPad, finalmente

officeipad

Gente, a Microsoft FINALMENTE liberou a versão mobile de três dos seus mais famosos programas do Office para iPad: Word, Excel e Powepoint. E eles ficaram lindos! Era a conquista que faltava, uma vez que já existiam versões para Android e Windows Phone! Vem que vou te contar todos os detalhes.

A primeira impressão é que a interface ficou bem limpa e clara, com os itens de menu mais imediatos logo à sua disposição e muito espaço para criação de conteúdo. E o mais impressionante: eles ainda parecem programas da Microsoft, de forma a você manter a mesma experiência durante a troca de devices. As funções estão preservadas, principalmente no Excel. Isso é fundamental para quem trabalha com fórmulas mais complicadas, certo?

Mas vale lembrar que na versão atual os documentos são sempre salvos no OneDrive (o serviço de nuvem da marca) por default. Tudo bem se você está sempre conectado ou seu iPad em chip 3G, mas quem curte manter o trabalho de forma local tem que reconfingurar. É possível, mas dá um trabalhinho. E, vamos combinar, a praticidade de iniciar um documento no iPad e abri-lo depois no iPhone ou no computador do exato ponto onde você parou tem as suas vantagens, certo?

Cada programa manteve suas particularidades intactas. O Excel por exemplo, gera um teclado virtual diferenciado, com teclas customizadas para agilizar o trabalho de criação de células e formas. Assim como o Powerpoint, que traz dezenas de novas transições que funcionam rapidamente, tanto no modo edição quanto no modo preview.

A grande questão, e isso tem atraído a “ira” de alguns críticos da empresa fundada por Bill Gates, é que a função de editar e criar documentos só fica disponível caso você assine o Office365 por um ano. Explicando: o Office365 é um serviço em nuvem para edição de documentos, criado pela Microsoft!

Ou seja, sem assinatura, tudo o que você pode fazer é ler documentos criados em outras plataformas. Ruim? Bem, levando-se em conta que a Apple e o Google oferecem ferramentas parecidas de forma totalmente gratuita… Mas, por outro lado, vamos combinar que o Office é lider há mais de 10 anos no setor de produtividade, né? Então, não vão faltar empresas interessadas em utilizar o serviço.

E você, o que achou da novidade? Já instalou em seu iPad? Conte para mim!