O Wi-Fi está mudando no mundo todo e a sua conexão também vai mudar! Saiba como

Prontos para uma internet mais segura? Isso mesmo, a rede de internet Wi-Fi vai ganhar uma grande atualização! E isso é sempre sinal de melhorias, não é? Você já ouviu falar na Wi-Fi Alliance? Ele é basicamente a empresa que toma conta da tecnologia Wi-Fi em todo o mundo, e foi ela que anunciou a novidade.

Acontece que eles vão mudar o protocolo WPA2, que é usado desde 2004, para o WPA3. Se você não entende sobre esses protocolos, tudo bem, não se preocupe. O que é importante mesmo é entender como essa atualização vai melhorar nossa segurança na rede!


Melhorias com o novo protocolo

Primeiro, uma das coisas mais interessantes que vai mudar com o WPA3 é que eles vão definir um número de tentativas limitadas para se identificar na rede. Ou seja, se algum hacker tentar ficar adivinhando a senha várias vezes, vai ser bloqueado. E isso diminui as chances desses hackers conseguirem algo, não é? Existem programas que eles usam que geram milhares de senhas e ficam tentando automaticamente uma por uma até conseguir. Agora essa facilidade acabou.

Mas mesmo se conseguir, ainda tem mais proteção! Se um hacker ainda assim conseguir se conectar a uma rede, ele só vai poder ver as informações e ter acesso aos dados que são transmitidos depois que ele se conectou, e nada antes! Isso significa que ele só vai poder ver o que está sendo transmitido enquanto estiver conectado, nada mais do que isso.

E se você usa redes de Wi-Fi públicas como em restaurantes, aeroportos, bibliotecas e estabelecimentos que oferecem esse serviço, é bom saber que esse novo protocolo vai te manter mais seguro também. É que como a rede é pública e aberta, fica mais fácil alguém ter acesso às suas informações, como as páginas que visitou e até o que foi enviado em aplicativos. Isso acontece porque esses dados não são criptografados, ou seja, eles não estão seguros. Mas no WP3A eles vão estar!


Ou seja, mesmo com a rede sendo aberta, cada vez que alguém conecta, essa pessoa estará protegida por uma chave única, como se ela criasse uma conexão fechada, dentro dessa conexão aberta. E assim se alguém quiser ter acesso aos seus dados vai ter que quebrar essa codificação, essa proteção extra.

Quando vai estar disponível?

A empresa já começou a certificar modems que tem suporte para o WPA3 hoje, e isso significa que ainda esse ano teremos dispositivos compatíveis com esse protocolo. Alguns aparelhos antigos vão poder receber uma atualização de firmware para ser compatíveis também. Legal, não é? Assim nem todo mundo terá que comprar um modem novo. Mas o processo não é tão rápido assim, porque além disso ainda precisaremos de roteadores e de smartphones que são também adaptados ao WP3A. Isso significa que essa mudança vai acontecendo gradualmente, durante os próximos anos.   

E aí, você acha que essas mudanças vão valer a pena? Me conta aqui nos comentários 😉