O WhatsApp quer te deixar mais seguro com novo recurso! Entenda como vai funcionar!

Olá pessoal! Vocês sabiam que as mensagens do WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta? É, isso significa que ninguém consegue ter acesso a elas, só quem enviou e quem recebeu no aplicativo. Essa é uma forma que o WhatsApp encontrou de nos manter mais seguros, e é muito legal, mas infelizmente existem outros tipos de perigos a serem combatidos. E a empresa parece estar bastante interessada em manter seus usuários cada vez mais seguros.

Alerta de link suspeitos

Lembra que eu contei aqui que o WhatsApp está dando bolsas para pesquisas que ajudem a combater as notícias falsas? Pois é, mas essa não é a única iniciativa de segurança do aplicativo não! Já foi revelado que a versão Beta do WhatsApp já está testando um recurso que vai te ajudar a se manter seguro de links suspeitos, ou seja, tentativas de spam ou phishing!


Phishing é quando um link falso te manda para um site falso para tentar roubar informações sobre você. Por exemplo, muitos deles vêm na forma de uma promoção de marcas conhecidas. Eles anunciam essa promoção e muitas vezes as pessoas não desconfiam que o site é falso porque parece muito com o verdadeiro e muda apenas uma letra no endereço. Bem perigoso, não é?

Como funciona o novo recurso?

É bem simples. Esse novo recurso te avisa quando um link é considerado suspeito. Essa análise é feita ali mesmo no aplicativo, ele nem precisa se conectar a nenhum servidor externo, e quando o WhatsApp desconfia do link, ele coloca dois avisos. O primeiro é um aviso em uma tarja vermelha avisando que o link é suspeito. Mas, se mesmo assim você tentar acessar esse link, abre uma janela com a mensagem dizendo “Este link contém caracteres incomuns. Ele pode estar tentando se passar por outro site”.

A partir daí é por sua conta em risco. Você pode ou clicar em “Saiba mais” para entender melhor sobre essa suspeita, pode clicar no “Voltar” para desistir dele, ou ainda assim pode selecionar o “Abrir link” e acessar mesmo sabendo que ele pode ser perigoso.

Quando chega?

Por enquanto ele ainda está sendo testado para alguns usuários da versão Beta do aplicativo, e isso significa que o WhatsApp ainda está trabalhando no recurso para melhorá-lo e deixa-lo pronto para ser disponibilizado para a versão padrão. Ainda não há uma data de quando todo mundo poderá ter essa segurança extra, e pode levar mais um tempinho, mas certamente a empresa irá tentar liberar o mais rápido possível. Vamos ficar no aguardo, não é?

Você já viu alguma promoção suspeita no WhatsApp? Marca aqui os amigos para deixá-los mais alertas 😉