O seu celular escuta o que você fala mesmo? Pesquisadores fizeram o teste!

Olá! Existe privacidade no mundo conectado? Você já parou para pensar sobre isso? Hoje em dia se você faz uma pesquisa no Google ou na internet de maneira geral, pode ter certeza que logo vai aparecer uma propaganda com algo relacionado a essa pesquisa em algum aplicativo, como por exemplo o Facebook ou Instagram. Mas será que isso vai além? Será que seu celular pode te ouvir? Vai me dizer que você não tem essa dúvida? rs

Propagandas certeiras

As redes sociais negam que isso acontece, mas hoje em dia já tem muita gente falando que tá passando por situações que as fazem acreditar que isso é uma realidade. Por exemplo, se você ficar falando perto do celular que quer viajar para o Caribe, provavelmente vai aparecer uma propaganda com passagens para o Caribe em breve. Claro que isso não acontece sempre, tá? Mas está acontecendo com muitas pessoas, e daí está vindo a preocupação.

Nós já sabemos que muitos aplicativos pedem permissão para ter acesso ao microfone do celular, não é? Por exemplo, o Instagram. Eles pedem porque é preciso para que funcionem direito. Já imaginou se o Instagram não tem acesso ao seu microfone? Seus vídeos postados lá nunca teriam áudio!


O problema é que esse uso do microfone pode estar acontecendo de várias formas, inclusive para ouvir o que você fala perto dele. Eu dei o exemplo do Instagram, mas isso vale para muitos outros aplicativos, não apenas ele, ok?

Mas afinal, o celular me escuta?

Pode respirar mais aliviado. Embora muita gente ainda acredite nisso, alguns pesquisadores da Universidade de Northeastern, lá nos Estados Unidos, já fizeram um estudo sobre o assunto e decidiram que não, o celular não te escuta.

O estudo foi bem completo, ele durou cerca de 1 ano para ser finalizado e envolveu o monitoramento de 17.260 aplicativos! Sim, entre eles os mais famosos como o Facebook. 9 mil desses aplicativos tinham acesso ao microfone do smartphone, mas mesmo assim, eles não podiam ouvir o que era dito ao redor do aparelho.

Ainda assim, os próprios pesquisadores dizem que existem limitações para estudos como esse, e que não tem como dizer com certeza que não acontece. Apenas que eles não encontraram nenhuma evidência de que acontece.

Ai, quanto mistério! rs

Isso já aconteceu com você? Não esquece de marcar os amigos e contar suas experiências aqui nos comentários 😉