O novo Android já tem nome oficial!

Oi gente! Todo ano o Google lança uma nova versão do Android, que vem com melhorias, novidades e pequenas mudanças no visual. Sempre que um novo Android tá perto de ser lançado, muitas pessoas ficam bem curiosas pra descobrir qual nome ele vai ter. Geralmente funciona assim, cada Android tem uma letra, que segue as letras do alfabeto, e o nome do Android é um nome de uma sobremesa em inglês que comece com essa letra.

Por isso tivemos o Android Oreo, por exemplo, que era o Android O. E o Android Pie, que era o Android P, e que veio logo depois do Oreo. Então na lógica esse ano teríamos um Android Q, e com uma sobremesa que começasse com Q, certo?

Não necessariamente. Essa é a grande novidade da vez. Acontece que o Google já anunciou o nome do Android que vai ser lançado esse ano, e a empresa resolveu mudar um pouco essa tradição.

Sem sobremesas esse ano

Isso mesmo gente, o nome do novo Android não vai seguir essa tradição das sobremesas. A empresa já anunciou que ele se chamará apenas Android 10. Isso aconteceu não só pela dificuldade em encontrar uma sobremesa que começasse com Q, mas porque essa versão do Android é comemorativa, além de que ela marca muitas mudanças pro sistema, então eles resolveram fazer com que ela se destacasse.

Eles também disseram que usar o nome de sobremesa às vezes não deixava claro que era uma evolução de um sistema pro outro, muitas pessoas ainda se confundiam qual era o mais novo e o mais antigo, sabe? E usando o número fica mais claro.

De cara nova

E não é só o nome que mudou no novo Android não! Até a logo passou por uma reformulação e ganhou uma nova cara com uma letra mais moderna, arredondada. Ah, dessa vez só aparece uma parte do rosto do nosso robozinho preferido. Dá só uma olhadinha como ficou:

No logo do vídeo, eles colocaram uma cor preta pra ficar mais fácil de ver e se destacar, facilitando a leitura, porém em fundos mais escuros a cor usada é a branca.  

Como sempre, o Android 10 deverá ser lançado primeiro para os smartphones da família Pixel, que é do próprio Google, e também para os smartphones que fazem parte do programa Android One.

E aí, o que achou dessa escolha do novo nome? Preferia uma sobremesa ou acha que o Google tem razão ao mudar essa tradição? Me conta aí 😉