O futuro do Photoshop

o-futuro-do-photoshop-1

Gente, todo mundo já se ligou que desde o aparecimento dos smartphones e tablets, o futuro da tecnologia está nas telas sensíveis ao toque. Até porque é muito mais fácil de manipular as coisas com os dedos, não é mesmo? E quem já está se adaptando à nova ideia é o pessoal da Adobe. Vem com a Lu, vem!

A empresa vai transformar toda a suite Creative Cloud – hora da tecla SAP: é uma ferramenta que gerencia arquivos na nuvem -, em tela tátil para o sistema Windows 8, graças à parceria deles feita com a Microsoft. As novidades foram apresentadas na conferência anual Adobe Max, em Los Angeles, na semana passada. O primeiro a ser transformado foi o Photoshop, ferramenta muito utilizada por fotógrafos, designers, artistas, e outros profissionais para manipular e tratar imagens.

o-futuro-do-photoshop-2

Depois do Photoshop, a mudança foi estendida para os demais aplicativos gráficos, como Illustrator, Premiere Pro e After Effects, que estão agora adaptados para serem usados em tablets e notebooks touchscreen, e que também vão funcionar com auxílio das canetas stylus, aquelas que permitem maior precisão na hora de desenhar e editar. Legal, né?!

E não para por aí! Entre as mudanças estão os botões maiores para melhor resposta ao toque, gestos para editar curvas e sombras e outros recursos que permitem a navegação por diversas camadas de um arquivo através da ponta dos dedos.

o-futuro-do-photoshop-3

Ahh, e tem uma versão minimalista dentro do programa Photoshop chamada de Playground. Esse novo recurso permite que você navegue por todas as diferentes camadas do arquivo, apenas passando o dedo sobre elas. Bem interativo, não é mesmo?

Dá só uma olhada neste vídeo que exemplifica um pouco como vão ficar os movimentos para comandar o programa:

Você usa o Photoshop? Já tinha parado pra pensar no futuro dessa ferramenta? Me conta!