O app de mensagem que você usa é seguro?

o-app-de-mensagem-que-voce-usa-e-seguro

Você já parou pra pensar se os aplicativos dos serviços de mensagens que você usa são realmente seguros? Eu já! E fiz questão de pesquisar sobre o assunto pra você, afinal, é muito importante que a gente saiba se o tipo de serviço escolhido tem os critérios de segurança ideais! Vem com a Lu pra saber mais!

Um estudo feito pela empresa Eletronic Frontier Foundation analisou uma porção de ferramentas diferentes para identificar qual a forma mais protegida de se comunicar com a família e os amigos. Os serviços foram analisados em sete critérios:

  1. Se as mensagens são criptografadas quando estão em trânsito;

  2. Se as operadoras podem ler o conteúdo das mensagens;

  3. Se o serviço consegue verificar a identidade dos seus contatos;

  4. Se as conversas antigas se mantêm seguras em caso de invasão de conta;

  5. Se o código é aberto para ser analisado por terceiros;

  6. Se o design de segurança é documentado;

  7. Se o código já foi auditado.

De acordo com a EFF, os aplicativos mais seguros são aqueles criados exclusivamente para conversas protegidas. Mas, depois dessa análise toda, as ferramentas mais queridas e populares não se deram muito bem, acredita?! Quer ver só: o Facebook ChatWhatsApp e o Hangouts, por exemplo, só criptografam as mensagens em trânsito.

Já o iMessage e o Facetime também criptografam as mensagens para provedores não conseguirem ler e protegem comunicações antigas, além de terem o design de segurança documentado. O Skype criptografa mensagens em trânsito e não permite que provedores leiam o conteúdo delas, mas o código não foi auditado, isto é, ele não garante a segurança total das suas mensagens, diferentemente dos principais concorrentes.

Mas o “Oscar da Segurança” vai para serviços de mensagens não tão populares assim: CryptoCat, TextSecure, Silent Text, Silent Phone, RedPhone e ChatSecure+Orbot. Esses foram os que se saíram bem em todos os quesitos.

Ufa! É muita coisa, não?!

Mas, gente, em um mundo onde a preocupação com a privacidade é cada vez maior, a empresa EFF tem motivos de sobra pra acreditar que esse ranking vai ajudar a fazer com que as comunicações sejam mais seguras. “Estamos focados em melhorar as ferramentas que usuários comuns precisam para se comunicar com amigos, parentes e colegas”, disse Nate Cardozo, da EFF. “Esperamos que o Secure Messaging Scorecard (é o nome desse estudo que foi feito) inicie uma corrida em busca da criptografia”.

Agora resta saber se as grandes empresas estão dispostas a participar dessa corrida, não é mesmo? Tomara que sim! 😉

Qual serviço de mensagem você usa atualmente? O que acha dele? Conta pra mim!