Novo jogo do iPhone usa batimento cardíaco como controlador

novo-jogo-do-iphone-usa-batimento-cardiaco-como-controlador

Todo mundo gosta de games para celular, não é mesmo? Mashoje em dia, a grande novidade quando se fala de games para iPhone é o Skip a Beat, que usa o batimento cardíaco do jogador para controlar o ritmo da brincadeira e assim ele vem para mostrar a importância dos cuidados com o nosso corpo e o bem-estar. Interessante, não acha?

Gente, ele é parecido com o app Cardiio, só que o Skip a Beat não precisa do flash do iPhone para detectar o batimento cardíaco da pessoa. Funciona assim, o jogador coloca o dedo sobre a câmera e o flash na parte de trás do aparelho e pela maneira como a luz passa pela nossa pele, o app consegue medir o pulso e por consequência, o batimento cardíaco. Viu que fácil?

O jogo tem a seguinte missão: o sapo Skip tem que resgatar a princesa Euphoria num percurso pelo ar, controlado pelo jogador por meio de toques na tela, e assim ele vai desviando de obstáculos e acumulando pontos. Até aí nada de novo, né!? Mas é aí que entra o diferencial! O jogador tem que manter o seu batimento cardíaco dentro da meta estipulada para cada nível do jogo para ganhar mais pontos. Quanto mais alta a meta, mais rápido o percurso.  

Confesso que quando li sobre o jogo, achei que deveria ser difícil manter o dedo no flash e ao mesmo tempo controlar a direção do sapinho, mas na prática é bem mais fácil! Dá uma olhadinha nesse vídeo:

Segundo Yosef Harb, CEO e fundador da Happitech, uma empresa holandesa que lançou o jogo, o objetivo do game é tornar as pessoas mais conscientes da sua frequência cardíaca, fazendo com que ela preste mais atenção no que acontece com seu corpo quando toma muito café, tem uma noite ruim de sono ou se não se alimenta bem, por exemplo. Ele acredita que essa é uma forma de aprender a controlar e tomar maior consciência da frequência de batimentos do nosso coração até mesmo quando não estivermos jogando. Legal, né?!

O Skip a Beat também pode ajudar pessoas que têm problemas cardíacos a monitorar seu corpo e sua saúde de uma maneira mais divertida e menos intimidadora.  Um painel dentro do app mostra os índices de batimento cardíaco registrados em cada nível do jogo, e pode ser acompanhado de tempos em tempos, durante todo o dia.

A empresa responsável pelo jogo está planejando torná-lo compatível com o app HealthKit (aquele do iPhone que reúne várias funções para acompanhamento de saúde e bem-estar, sabe?) e também está pensando em criar um app compatível com o iWatch.

O game pode ser baixado na App Store pelo valor de US$1.99. Infelizmente, ainda não há previsão para o lançamento de uma versão para Android.Estou impressionada na maneira como a tecnologia está conseguindo unir diversão à saúde!  

E aí, você já testou o Skip a Beat? Conta pra mim!