Novo golpe tenta roubar senhas de usuários do Facebook

 

novo-golpe-tenta-roubar-senhas-de-usuarios-do-facebook

Gente, hoje eu vou falar de um assunto que já está pipocando na internet, mas que é muito importante você saber! Olha só!

Um novo golpe no Facebook foi descoberto por uma empresa de segurança online, a ESET Brasil. Ela alertou sobre o novo vírus, que anda circulando na rede social com o propósito de roubar as senhas dos usuários. Isso mesmo!

Eu li que para atrair as pessoas, os tais hackers usam vídeos de falsos sites no Facebook, sabe? Daí quando a pessoa clica sobre a publicação, ela acaba acessando um link encurtado sendo direcionada para uma página falsa. E uma vez que o vídeo é selecionado, o usuário é levado para uma página, na qual é solicitado o compartilhamento do conteúdo na linha do tempo dos amigos.

Mas, olha só como funciona o golpe: se a pessoa confirmar a opção e compartilhar, outra janela se abre e uma nova autenticação é solicitada na rede social. Só que, por se tratar de um domínio totalmente diferente e falso, quando essa “autenticação” é realizada, os cibercrimonosos já entram em ação e roubam as senhas da conta do usuário. Fique ligado, hein?!

E tem um detalhe, ao contrário de outras campanhas maliciosas que são ativadas por um único tipo de vídeo, esse novo golpe utiliza cinco falsos sites, com mais de 30 tipos de vídeos!! E essa “técnica” é usada para alcançar mais e mais pessoas, que acabam se tornando vítimas desse ataque.

Me parece que a equipe de segurança do Facebook já foi avisada sobre o vírus, mas de qualquer forma, o pessoal da ESET comentou que é sempre muito importante a pessoa verificar a URL para ter certeza se está logada na página certa, inclusive, antes de clicar ou compartilhar em qualquer uma e, sempre seguir as orientações de segurança ao navegar pelas redes sociais. Sempre! #ficaadica!

E aí, me conta, você já tinha lido alguma coisa sobre esse novo golpe?