Novo conector USB é mais rápido e prático

novo-conector-usb-mais-rapido-pratico

O conector USB deve ganhar um novo padrão em breve. O Grupo de Promoção do USB 3.0 anunciou que a nova especificação está finalizada e pronta para ser usada. Aí você pergunta: “ok, Lu, mas o que isso muda?”. Calma, que eu explico!

O grande trunfo do novo padrão está nos conectores. O USB Tipo-C terá plugs menores em relação aos modelos comuns, sendo mais parecido com o Micro USB (presente em smartphones Android). Ou seja: é o fim do vira e desvira na hora de plugar! 🙂

O novo conector tem suporte para padrões USB 3.1 e promete acabar com a necessidade de múltiplos cabos para conexões entre portáteis e computadores. Será que finalmente teremos um cabo definitivo e único em nossos equipamentos?

Outra vantagem é a velocidade na transmissão de dados. O USB 3.1 tem capacidade de transferência de até 10 Gbps, o dobro o dobro dos 5 Gbps do USB 3.0 que é o mais rápido atualmente em uso. Assim, o padrão USB será um bom concorrente para o cabo Thunderbolt da Apple que também atinge velocidades de 10Gbps.

Além disso, traz melhorias na condução de energia elétrica, que pode fazer com que os cabos cedam até 100W de energia aos equipamentos durante carregamentos, por exemplo. É o fim de horas de espera para carregar seu smartphone ou tablet com o cabo ligado no computador.

Tomara que esta novidade chegue logo pra facilitar a nossa vida!

Gostou do novo padrão USB? Acha que ele vai mesmo emplacar?