Novembro Azul: participe da campanha!

1000x1000_Lu_com_Bigode

Gente, o papo é sério, viu? Resolvi dar uma paradinha nas notícias sobre tecnologia e na série de posts sobre a  Black Friday (que está chegando, eba!), para fazer um lembrete especial para os meninos que ficam de olho no blog. Até “vesti” meu bigode para dar o tom do assunto!

Você sabia que, apesar de atingir grande parte da população masculina, o câncer de próstata é cercado de preconceitos? Para atacar esta falta de informação que vitima pais, filhos e irmãos em todo país, foi criado o Novembro Azul. Sim, é uma espécie de “Outubro Rosa” para os meninos! Legal, né?

Esta campanha importantíssima foi criada pela organização Lado a Lado Pela Vida e é, na verdade, o ponto culminante do movimento “Um toque, um drible”. Olha só que importante, gente: o objetivo é mudar essa mania que homem tem de não ir ao médico nunca!

Você sabia que um exame preventivo, indolor e rápido pode salvar a vida de um pai de família? De um filho querido? Só pra você ter uma ideia, os organizadores descobriram que 50% da população masculina no Brasil NUNCA foi ao urologista! Que dado alarmante, né, gente?

Anota aí: o exame de próstata deve ser feito por todos os homens com mais de 45 anos. E é periódico, tá? Isso significa que a cada ano o exame deve ser repetido!

novembro-azul-um-toque-no-preconceito-1

 

Para promover esta conscientização são realizadas diversas ações, como a iluminação do Cristo Redentor e do Senado Federal, além de panfletagem e palestras em empresas e eventos esportivos.

novembro-azul-um-toque-no-preconceito-2

A campanha é mundial e é só um dos exemplos de mobilizações ao redor do mundo pensadas em melhorar a qualidade de vida dos homens. Outro bem legal é o  Movember. O nome do movimento é uma brincadeira de palavras com  Mustache (“bigode” em inglês) e November (o mês de novembro). O movimento estimula os homens a cultivarem os bigodes por um mês como forma de conscientização de seus amigos e familiares sobre os cânceres de próstata e testículos. Além de ser uma curtição, né? Já pensou quantas conversas começam porque alguém estranha o novo visual dos amigos? 😉

Daí, em um dia especial, eles retiram os bigodões como uma forma de protesto, lembrete e ação bem-humorada em prol da saúde de todos. Demais, né?

Você também pode fazer a sua parte: visite o site novembroazul.com.br e fique por dentro das ações e campanhas aqui no Brasil e se engaje! Eu já conversei com todos os meus colegas de trabalho e falei para eles falarem com mais gente ainda!

Dê um chega pra lá no preconceito!