Nova versão do iWork

Pessoal, trouxe uma notícia para todos os Applemaníacos de plantão. Recentemente, a Apple disponibilizou a atualização do iWork. Finalmente o aplicativo recebeu novas funções e ferramentas para suas versões mobile, desktop e para recursos que envolvem o armazenamento de arquivos na nuvem. Já acompanhou as novidades desta nova versão? Fique ligado e confira agora!

Atualização

Quem tem iOS, MAC e iCloud,  já percebe melhorias nessa nova versão do iWork. Primeiro, devo dizer que a atualização inclui uma maior compatibilidade com documentos feitos a partir do Office (Microsoft), inéditos métodos de compartilhamento de arquivos e melhorias no suporte para telas Retina no uso do iCloud. Para desktop e iOS, a atualização ainda trouxe mudanças de design. Tudo muito mais simplificado para o usuário. Veja as mudanças nas Pages, Numbers e KeyNote:

PAGES

Pages

O Pages permite que você crie textos, currículos, relatórios e documentos em poucos minutos, de tão afinado que é. Agora você pode ajustar o modo “Somente Visualização”, permitindo que alguém visualize o artigo sem editá-lo. Também dá para buscar documentos somente pelo nome.

Além disso, ele preserva as imagens e formas alinhadas das células das tabelas, distribuindo melhor os objetos colados e inseridos. A compatibilidade para texto bidirecional também melhorou bastante, permitindo composições visuais mais equilibradas, melhoria também refletida no Keynote, sobre o qual vou falar mais na frente. Ou seja, seus documentos ficarão mais bonitos!

Ah sim:  pode-se observar os novos modelos para idiomas árabes e hebraicos (este último também possui contagem de palavras). E não posso esquecer de comentar com vocês: a exportação do ePub está mais ágil, melhorada e simplificada. Grande avanço!

Numbers

O Numbers é um recurso usado para a criação e edição de planilhas em dispositivos móveis. Com ele, bastam alguns toques e pronto! A grande novidade nesta função é o ajuste “Somente Visualização”, que deixa você enviar seu documento para outros usuários, sem que eles possam fazer alterações no documento. Ou você pode até mesmo autorizar, de maneira descomplicada e rápida.  Incrível! Também há uma busca de arquivos pelo nome, como no Pages.  

Pode-se observar o indicador de progresso para cálculos, importação CVS muito mais ágil e compatibilidade melhorada com o Microsoft Excel. Por último, o usuário pode controlar também a ordem de sobreposição (ordem ‘z’) das etiquetas dos gráficos de bolhas. Explicando: você consegue arrumar a visualização dos gráficos gerados pelas planilhas, de forma que eles fiquem mais fáceis de serem lidos. Perfeito, não é?

KeyNote

O aplicativo KeyNote não ficou para trás e também passou por muitas melhorias. Com ele, o usuário cria apresentações de alto nível em seu dispositivo. Bastam apenas alguns cliques, uns reparos e pronto! Recheado de funções, é uma ferramenta e tanto, mais que um quebra galho no dia a dia.

Aqui também entra o modo “Somente visualização”, pelo qual você compartilha seu slide com outras pessoas sem que elas editem. Também é possível realizar uma apresentação na vertical, ou seja, como uma folha em pé!. A busca também foi adicionada. Para procurar arquivos, é só digitar o nome.

Cabe aqui também a função de novas transições e composições, como “girar objeto”, “passar e escalar” e “derrapagem”, assim como controlar a ordem de sobreposição (ordem ‘z’) das etiquetas dos gráficos de bolhas. O desempenho das animações também melhorou bastante.

Na importação de apresentações, pode-se inserir comentários detalhados, além de exportá-las para o formato PPTX.

Gente, todos os novos recursos são gratuitos e estão disponibilizados para quem já tem um iPhone, iPod ou iPad fabricados a partir de 2013. Agora, que tal testar os aplicativos?