Nova tecnologia pode substituir senha do Wi-Fi
1 de abril de 2016
3 min. de leitura

Imagine daqui a algum tempo, você se conectando a uma rede Wi-Fi segura sem ter que colocar senhas. Imaginou?Olha só essa notícia!
Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA) estão desenvolvendo uma tecnologia que pode substituir o pedido de senhas, mas sem abandonar a segurança, fazendo com que o uso do Wi-Fi seja mais prático e mais seguro ao mesmo tempo. Curioso, hein?
Só pra você ter uma ideia, a pesquisa feita no Laboratório de Inteligência Artificial e de Ciência da Computação do instituto criou um sistema chamado Chronos, que tem como ideia principal permitir que o ponto de acesso consiga acompanhar a posição de cada um dos dispositivos conectados, possibilitando que o usuário ganhe acesso ao roteador Wi-Fi baseado apenas na sua localização. Inovador, não é mesmo?
20 vezes mais preciso
Olha só, o Chronos calcula o tempo que demora para os dados do usuário chegarem até o ponto de acesso, com as medidas de várias bandas de Wi-Fi, gerando assim um resultado mais preciso. Segundo os pesquisadores, a nova tecnologia pode ser até 20 vezes mais precisa que os métodos atuais!
Mas, é seguro mesmo?
Então gente, na teoria, a técnica impede que um desconhecido ganhe acesso ao roteador, já que um hacker, por exemplo, só poderia invadir uma rede de um local remoto desconhecido. E sendo assim, seria mais difícil hackear o Wi-Fi. Já na prática…. ainda há muito que estudar, viu?
Os testes
Os testes foram realizados em um ambiente doméstico, e durante esse processo, o sistema foi capaz de identificar a localização do usuário em 94% das vezes. Ele identificou, inclusive, o cômodo da casa em que a pessoa estava. Agora, olha só, nos testes com redes de Wi-Fi públicas, como uma cafeteria, o sistema reconheceu em 97% das vezes se o usuário estava dentro ou fora do estabelecimento. Que legal, né?
Mas, vale lembrar que o Chronos está em fase de testes, inclusive porque o sistema apresenta riscos para privacidade, já que também pode ser usado para rastrear a localização de uma pessoa.
E aí, me conta, o que você acha desse tipo de tecnologia que não exige senha do Wi-Fi para se conectar? Você é a favor?
Comentários