Nova tecnologia carrega o smartphone sem tirá-lo do bolso

nova-tecnologia-carrega-o-smartphone-sem-tira-lo-do-bolso

Um dos grandes problemas dos smartphones é a necessidade de carregar a bateria toda hora, não é mesmo? Agora, imagine se você pudesse fazer isso sem tirar o aparelho do bolso? Gente, eu descobri que pesquisadores da Universidade de Washington testaram com sucesso um tipo de carregamento por WiFi, com o uso de roteadores de internet caseiros. 🙂

Deixa eu te explicar melhor. Esta nova tecnologia é diferente do carregamento sem fio tradicional onde é preciso encostar o smartphone em uma base de carregamento. No carregamento por WiFi só é preciso ficar próximo do roteador.

Mas para que  funcione, é preciso que os aparelhos tenham sensores capazes de converter os sinais Wi-Fi de um roteador em energia elétrica. Desta forma, seria possível carregar a bateria com o celular dentro do bolso. Uau!

Os pesquisadores conseguiram recarregar baterias de dispositivos que se localizavam a até 8,53 metros de distância de um roteador como este da imagem abaixo. Eles fizeram apenas uma pequena modificação para que ele funcionasse, ao mesmo tempo, como fonte de energia e transmissão de dados.

nova-tecnologia-carrega-o-smartphone-sem-tira-lo-do-bolso-2

Gente, demais essa possibilidade não é mesmo? O problema, por enquanto, é que os os sensores que captam os sinais de WiFi e os transformam em energia elétrica são grandes e pouco práticos.

Mas com mais investimentos e novos estudos, os responsáveis pela pesquisa acreditam que será possível desenvolver sensores menores, com isso seria possível usar este sistema de carregamento no nosso dia a dia num futuro não tão distante.

E aí, gostaria de carregar seu aparelho no bolso? Deixe seu comentário!