Nova geração do Wi-Fi cria conexão inteligente entre dispositivos sem precisar de internet

nova-geracao-do-wi-fi-cria-conexao-inteligente-entre-dispositivos-sem-precisar-de-internet

Gente, a quinta-feira começou com tudo aqui no blog, olha só essa novidade que bacana: a Wi-Fi Alliance, associação de pesquisas sem fins lucrativos, acaba de certificar a tecnologia Wi-Fi Aware, um novo recurso inteligente que permitirá a conexão de dispositivos sem necessidade de Internet. Interessante, hein?

Só pra você entender um pouquinho melhor, o Aware, é na verdade, uma tecnologia inteligente que permite que diferentes dispositivos, smartphones, tablets e vários outros produtos eletrônicos consigam se localizar e se comunicar entre si. Ou seja, esse processo acontecerá por meio de aplicativos e processadores habilitados, garantindo assim, a transmissão de arquivos sem que seja preciso usar planos de dados ou uma conexão à Internet.

Cá entre nós, a inovação é mesmo um presente na vida da gente, né?

Eu li que na prática, a tecnologia funcionaria de maneira bem parecida ao Bluetooth, sabe? Só que de uma forma, digamos mais personalizada, ou seja, o Wi-Fi Aware vai estudar o seu perfil de usuário com base nos sites e páginas que você acessa diariamente e daí então, ele selecionará informações que possam ser interessantes pra você.

Por exemplo: se você interage muito com a página de uma loja no Facebook, o Wi-Fi emitirá alertas quando você estiver perto dela. E sendo assim, cabe somente a você definir se deseja ligar o recurso no seu dispositivo nas configurações de privacidade.

Olha só este vídeo abaixo (em inglês) que mostra um pouco de como o Aware pode ser usado em um museu para transmitir informações sobre as obras de arte que estão expostas direto para smartphones habilitados.

De acordo com o presidente e CEO da Wi-Fi Alliance, Edgar Figueroa, o real propósito da tecnologia é deixar a experiência do usuário ainda melhor com conexões sem fio, fazendo com que ela seja cada vez mais completa.

Mas olha gente, segundo os responsáveis, os primeiros aplicativos compatíveis com o recurso devem ser lançados até o final do ano. Então, o jeito é aguardar as próximas novidades?

E aí, o que você acha dessa nova tecnologia para o Wi-Fi? Conta pra mim!