Nova extensão do Chrome permite anexar links de Dropbox em seu Gmail

Você sabe que eu pesquiso a web o dia inteiro sempre atrás de novidades e dicas úteis para o seu dia-a-dia, né? Ontem, estava preparando algumas pesquisas para o blog quando encontrei uma nova extensão do Chrome que vai agilizar muito a vida de quem usa a Dropbox como drive virtual. Vem com a Lu que eu te conto!

Gente, esta extensão tem o nome de Dropbox for Gmail e, como o nome já explica, foi desenvolvida pela própria empresa para que integre sua conta no serviço ao e-mail do Google. Olha só como é simples usar. Primeiro, você faz a instalação através da Chrome Store. Depois, a cada novo email que for escreve, na janelinha de composição de mensagens, verá o ícone de Dropbox lá na parte inferior, como nesta imagem:

dropbox-for-gmail

Ficou fácil, né? Daí, é só clicar no ícone da Dropbox que acontece a integração, ou  seja, você verá uma janela exibindo suas pastas e arquivos por lá. É só escolher aquele que você quer anexar e pronto. Facíl, não acha?!

Ah, um detalhe importante: ele não “anexa” o arquivo, mas o link do mesmo direto na pasta. Você ainda economiza espaço em sua conta no Google na hora de mandar arquivos gigantes. É ou não é muito prático?

Para quem nunca ouviu falar de nuvem

Gente, me empolguei e esqueci de apresentar o conceito de armazenamento em nuvem. Vai que você começou a ler o blog hoje, né? Então, explicando. Você já notou que diversos serviços, além do Google e do Dropbox, oferecem espaço em seus servidores, né? Como outros exemplos posso citar o OneDrive da Microsoft e o iCloud da Apple.

Esta capacidade de armazenar (e até em alguns casos operar sistemas) em drives virtuais de outras empresas é chamado “Computação em Nuvem”. Ela é tendência há alguns anos e simplifica demais a nossa vida porque temos tudo o que precisamos em qualquer lugar do mundo que, claro, tenha conexão com a internet.

Você sabia que grande parte dos serviços conta com espaço gratuito? Isso mesmo. Até determinada  quantidade de Gigabytes que você consome, você não paga nada. Depois, se quiser ter mais espaço é só pagar uma pequena quantia mensal ou anual.

Viu só como a nuvem facilita a sua vida? E com extensões como a que apresentei hoje, ela fica ainda mais simples, né?

E aí, curtiu ? Vai mandar e-mails com mais agilidade agora? Conta pra mim!