No dia que o Orkut acabou, surgiu uma nova rede social: Ello!

Ello começou assim como o Orkut, você só entra se for convidado!

no-dia-que-o-orkut-acabou-surgiu-uma-nova-rede-social-ello

 

Gente, eu adoro novidades e tenho certeza que você que acompanha meu blog também! Já conhece a rede social Ello? Vem que eu te explico!

No dia em que o Google encerrou as atividades do Orkut (e você pode saber tudo sobre ele aqui), uma rede social que já existia ganhou muita força: o Ello. Curiosidade, ironia ou coincidência, ele começa no mesmo formato que o Orkut: você só entra com um convite! 😉

O Ello promete ser uma rede social simples, charmosa e minimalista. Ele foi criado por dois designers e artistas (é o que conta diretamente o site da rede social). Com o tempo, muitas pessoas quiseram participar e agora ele começa a se tornar popular por aqui também.

Lá no início o site foi pensado para ser uma rede de 90 amigos do fundador Paul Budnitz, dono de uma loja de bicicletas no estado de Vermont, no nordeste dos Estados Unidos. Mas depois isso mudou e Budnitz resolveu abrir o site para mais gente no dia 7 de agosto.

Quem quiser participar precisa entrar em contato com a empresa, passar um endereço de e-mail e esperar a resposta com o convite para criar sua conta. Ou ser convidado por um amigo querido. Mas o interesse tem sido tão grande que o site já chegou a receber 31 mil pedidos por hora, segundo seus fundadores, e até saiu do ar, acredita?

E olha, eles estão levando a sério a proposta de serem simples mesmo, viu? Lá na rede social você encontra botões e funções básicas que passam looonge das atuais redes sociais gigantes como Facebook, Twitter e Google Plus.

Nela, você consegue publicar uma novidade (ou status), fotos e adicionar os amigos, além de um diferencial que o Facebook ainda não tem: a possibilidade de colocar GIFs! Eu adorei isso! 😉 Outra coisa bacana é que você pode publicar de tudo lá: fotos, vídeos, textos e não tem limite de caracteres, não. É livre. No caso dos textos com links, a única diferença é que o Ello não mostra pré-visualização, como faz o Facebook, por exemplo. O que eu pesquisei por aqui e uma dica que eu te dou é sempre colocar uma imagem para engajar o seu post, tá? Porque o link sozinho, pode não chamar muito a atenção, justamente porque não tem a pré-visualização que já dá aquele gostinho de quero mais, sabe? Rs… E como o formato de imagens é livre você pode escolher aquela que quiser para dar mais destaque no seu post. 😉

Quem costuma trocar DM no Twitter pode esbarrar em um porém: as mensagens ainda não são privadas. Como essa versão que está no ar agora é beta, eles ainda deixaram tudo muito aberto e não tem como você enviar em particular. Ahh, outro detalhe que eu acho que eles ainda podem melhorar um pouquinho é a busca, porque para encontrar os amigos ainda está sendo complicado. Muita gente tem comentado que não está encontrando sua turma com facilidade. Bom, o jeito é sinalizar o pessoal do suporte da rede social, não é mesmo?

Mas olha só, gente, o Ello ainda não permite a publicação de anúncios! Será que vai ser sempre assim? Por enquanto as novidades são essas, apesar de eles já prometerem muitos updates! Ahh, já ia me esquecendo! Tem uma função lá chamada “Ruído”, que serve para você acompanhar o que é compartilhado na rede social e visualizar quantos usuários já passaram por aquela publicação. Diferente, né?

É comum ficar um pouco confuso ao entrar em uma rede social nova, então dá uma olhada nestas imagens que editei:

no-dia-que-o-orkut-acabou-surgiu-uma-nova-rede-social-ello-1 no-dia-que-o-orkut-acabou-surgiu-uma-nova-rede-social-ello-2 no-dia-que-o-orkut-acabou-surgiu-uma-nova-rede-social-ello-3 no-dia-que-o-orkut-acabou-surgiu-uma-nova-rede-social-ello-4

no-dia-que-o-orkut-acabou-surgiu-uma-nova-rede-social-ello-2

no-dia-que-o-orkut-acabou-surgiu-uma-nova-rede-social-ello-3

no-dia-que-o-orkut-acabou-surgiu-uma-nova-rede-social-ello-4

E você, conhece alguém que já tem conta no Ello? Então peça um convite! 🙂