No Dia do Emoji, saiba quais são as carinhas mais usadas no mundo!

Oi gente! Vocês usam muitos emojis quando conversam com seus amigos ou postam nas redes sociais? Sim, aqueles bonequinhos redondos amarelos que mostram vários tipos de reações e sentimentos, sabem? Na verdade os emojis são todas aquelas figurinhas que vocês podem enviar, como imagens de animais, frutas, bandeiras, celebrações, símbolos, e várias outras! Hoje em dia tem emoji pra quase tudo!
E vocês sabiam que os emojis tem um dia só pra eles? Isso mesmo, hoje é o Dia Mundial dos Emojis e para comemorar eu vou contar a vocês alguns fatos bem legais sobre eles. É que durante dois anos, uma empresa chamada Brandwatch fez uma pesquisa sobre os emojis usados no Twitter para levantar alguns dados bem interessantes sobre o uso das figurinhas. Querem saber?

Os emojis estão dominando

A pesquisa foi realizada entre outubro de 2015 e 2017, e nesse período foram detectados 6.4 milhões de usos de emojis no Twitter. Isso significa entre 7 e 9 milhões de emojis sendo compartilhados por dia! Parece surreal, não é? Durante esse tempo, a pesquisa identificou qual é o emoji preferido do pessoal, e o grande ganhador é…o emoji “chorando de rir”!E, olha só que legal, apesar de ter diversas opções de emojis com animais, esportes, símbolos, comida, entre outros, o pessoal parece gostar mesmo é do famoso smile, o rostinho amarelo. Isso porque geralmente os emojis são utilizados para demonstrar mais sentimentos do que outra coisa. Isso acontece muito com você também? Dá uma olhadinha nos mais usados. Na imagem, quanto maior o tamanho do desenho dele, mais ele foi usado na época da pesquisa:

Alegria e tristeza

Outra coisa bem legal nessa pesquisa é que ela mostrou também a diferença do uso de emojis que mostram sensações boas ou ruins. Por exemplo, mulheres geralmente usam mais emojis do que homens, sendo responsáveis por 61% do uso deles no Twitter. E elas usam mais emojis para mostrar sensações positivas do que os homens, que usam mais os que mostram alguma sensação de medo.


Mas no geral mesmo, os emojis que mostram sensações positivas ganham disparados! São 75% do uso!

Ah, e vocês sabiam que o período de maior uso de emojis positivos foi em fevereiro de 2016 e a pesquisa aponta que o fato está relacionado a um aniversário? Isso mesmo, o cantor Harry Styles fez aniversário nessa época e seus fãs os parabenizaram no Twitter e com isso conseguiram fazer essa porcentagem subir nesse período! Incrível, não é? O que fãs não fazem?Essa divisão dos emojis em positivos e negativos também foi feita por regiões. Aqui na América do Sul, é onde mais se usa os emojis negativos. Os países que usam mais esse tipo de emoji são Equador, Bolívia e Venezuela. Já Uruguai, Paraguai e Argentina preferem usar mais os otimistas. Já nós, aqui no Brasil, ficamos no meio termo. Nem mais de um, nem de outro.

Emojis se reinventando

Hoje em dia, cerca de 95% das pessoas que usam a internet, usam também os emojis. Mas isso nem é tanta surpresa, não é? Eles são tão legais! E o melhor é que todo mundo entende, independente de onde seja, então é quase como uma linguagem universal! Ah, e sem contar que atualmente temos tantas opções que é praticamente impossível não ter o que usar em qualquer situação, não é? E as empresas já estão até mesmo começando a levar os emojis a outros níveis, como está acontecendo com o Animojis!

Apple anuncia 70 novos emojis!

E olha só que bacana! A Apple aproveitou a data pra lançar nada mais, nada menos que 70 novos emojis para seus dispositivos! A coleção chega com novos cortes de cabelo,  além de novos animais, símbolos e comidas típicas do mundo todo.

Os novos emojis estão previstos para setembro, que deve ser a data de lançamento oficial do iOS12! Mas, você já pode ir matando a curiosidade vendo algumas possíveis novas carinhas na imagem abaixo:


E aí, qual é o seu emoji preferido? Qual você acha que combina mais comigo? Me conta aí nos comentários 😉