No dia da TV, vem ver a evolução ao longo dos anos deste aparelho tão popular!

Oi gente! Vocês sabiam que hoje é comemorado o dia da TV? É, isso mesmo, e que jornada esse aparelhinho passou, não é? É muito legal pensar em como as TVs eram no começo, grandonas, com tubos, em preto e branco, e hoje temos imagens tão reais que parece ser quase impossível de acreditar. Sabia que já temos quase 100 anos de história com a TV? É muita coisa!

É muito legal pensar nisso, não é? A televisão é um artigo tão essencial para as pessoas que é difícil encontrar alguém que não tem uma em casa. Pelo menos aqui no Brasil, 97% das casas têm!

Mas é interessante saber como essa evolução foi acontecendo, o que foi mudando em cada época. Aos poucos a TV foi ganhando mais recursos, mais tecnologias, até chegar no que é hoje em dia. Você quer saber como foi esse caminho? Dá uma conferida em uma linha do tempo com os principais fatos sobre as televisões durante esse último século:

As primeiras TVs – Década de 20


Foi nesse ano que um engenheiro escocês, John Logie Baird,  criou a primeira televisão. Ela ainda era bastante simples, não apareciam imagens concretas ainda, mas foi evoluindo. Em 1925 ela já começou a transmitir imagens, e no ano seguinte, de objetos em movimento!

As televisões ficam conhecidas – Década de 50


Nesse período, alguns anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, as pessoas começaram a conhecer de verdade os modelos de TV e nos Estados Unidos as vendas estouraram. Aqui no Brasil ela também chega, na cidade de São Paulo, e é quando a famosa TV Tupi foi criada!

Chega a TV em cores no Brasil – Década de 70


É nessa época de 1970 que a tv em cores chega aqui no Brasil, e um dos marcos dessa chegada é a transmissão da Copa do Mundo em aparelhos coloridos. Legal, não é? E para melhorar, o Brasil foi consagrado tricampeão mundial. Nesse ano da Copa elas ainda eram bastante raras por aqui, e começaram a ser comercializadas mesmo cerca de 2 anos depois, em 1972.

A evolução do controle remoto – Década de 80


Os controles remotos mais simples começaram a surgir ainda na década de 50 e, aos poucos, se tornaram populares na década de 60 para 70, mas só tinham funções básicas como ligar/desligar, aumentar/diminuir volume e mudar de canais. Os controles com as outras opções como conhecemos hoje em dia só começaram a aparecer mesmo nos anos 80.

Que venham as telas planas – Década de 90


Mesmo que as TV’s de tela plana já tivessem começado a ser vendidas na época da Copa de 1994, aqui no Brasil eram poucas pessoas que tinham, já que elas eram mais caras. Esse modelo só começou a se popularizar mesmo já quase no final dos anos 90.

Alta definição – Década de 2000


Nesse período já tínhamos a TV de LCD e a de plasma, que já começava também a ganhar mercado, e elas começavam agora a correr atrás do conteúdo HD, em alta definição. É nessa época que as primeiras TVs conectadas surgiram e já dava pra acessar até aplicativos!

A busca da melhor qualidade – Década de 2010


E chegamos à nossa época atual, onde as TVs são marcadas por qualidade de imagem cada vez mais realista. Isso porque tivemos a chegada de resoluções Full HD e 4K. Na copa de 2014 tivemos a chegada definitiva do Full HD e da tecnologia LED. Além disso elas começaram a ficar mais inteligentes, ganhando o título de smart TV’s. Já a Copa deste ano, em 2018, foi consagrada pelas transmissões em 4K.

E aí, curtiu o passeio no tempo? Você pegou quais dessas épocas? Me conta aí nos comentários 😉