Netflix pode utilizar redes neurais para indicar filmes

netflix1

Um dos aplicativos mais procurados nas Smart TVs é, sem dúvida, o Netflix. A possibilidade de ver seus filmes preferidos de forma online é tentadora, né? Ainda mais com o conteúdo exclusivo que eles começaram a criar nos últimos anos como a premiada série House of Cards e a engraçada Orange is the New black, ambas disponíveis em versões dubladas!

Além disso, o serviço é uma maneira curiosa de descobrir coisas novas (ou antigas) para assistir. Você está sempre recebendo indicações de novos filmes baseadas no seu comportamento de uso.

Mas, pesquisando sobre esse interessante serviço, descobri que eles estão pesquisando uma forma de incrementar estas indicações usando técnicas de “Deep Learning”. Oi? Hora da Tecla SAP, né?

A técnica de Deep Learning é baseada na criação de algorítmos que consigam “pensar” como os humanos fazem, tirando conclusões de forma mais rápida e multitarefa. É como tentar imitar o funcionamento do cérebro humano na tomada de decisões. Hoje em dia a maioria das aplicações de Deep Learning necessitam de grandes servidores locais. E é aí que entra a inovação pretendida pela turma do Netflix: eles querem fazer tudo na nuvem, usando o serviço da Amazon!

Assim, no lugar de analisar matematicamente os últimos filmes novos e sugerir “filmes de ação com personagens femininas fortes”, o serviço será capaz de refletir e ponderar sobre suas próximas escolhas. Será como ter um crítico de cinema à sua disposição!

Existe um post no blog oficial da empresa, em inglês, que explica em detalhes o desenho do projeto. Coisa de gente grande mesmo!

E você: curte o Netflix? Comenta aí com seus filmes preferidos por lá!