NASA divulga detalhes do projeto para enviar uma missão tripulada a Marte

nasa-divulga-detalhes-projeto-para-enviar-missao-tripulada-marte-1

Update:  Gente, a NASA teve que adiar lançamento da cápsula Orion por causa dos ventos e de problemas técnicos em seus computadores.  A Agência espacial informou que lançamento pode ocorrer ainda hoje (05.12).  Daí eu resolvi colocar o link aqui pra gente acompanhar ao vivo os acontecimentos e não perder nenhum detalhe, né?

Gente, hoje a NASA, Agência Espacial Americana, divulgou mais detalhes do programa que pretende enviar uma missão tripulada para Marte! Demais, não é mesmo?

Chegar ao planeta vermelho parece uma realidade cada vez mais próxima. Um passo importante que vai acontecer na próxima quinta-feira, quando será feito  o lançamento da cápsula Orion.

O pessoal da NASA está super empolgado com este teste, que é considerado o mais ousado da agência em décadas. Vem com a Lu, que eu te explico melhor esta aventura no espaço!

O foguete levará a cápsula para uma viagem de 5.793,63 quilômetros além da Terra. Ela foi construída para a viagem dos astronautas até Marte mas, neste primeiro teste, será carregada apenas com sensores. Assim, vai ser  possível testar o que é preciso para enviar uma missão tripulada num futuro próximo.

Os números da missão iimpressionam. Utilizando um foguete Delta IV Heavy, a Orion vai orbitar o planeta duas vezes antes de retornar à atmosfera, a uma velocidade de 32 mil quilômetros por hora e a uma temperatura de 2.200ºC. A nave nem vai chegar  perto da Lua, que fica a mais de 300 mil quilômetros, o que vai deixar para trás os limites do programa de ônibus espaciais, último projeto de veículos tripulados da NASA, que alcançavam o máximo de 2 mil quilômetros de altitude.

O lançamento da cápsula vai acontecer nesta quinta, dia 4 de dezembro, às10:05 da manhã pelo horário de Brasília e vai ser transmitido ao vivo, então fica de olho hein. Além de testar os equipamentos, a Agência Espacial Americana quer estimular o interesse dos jovens pelas viagens espaciais e criar uma nova geração que possa ajudar o homem a superar os limites da tecnologia!

 nasa-divulga-detalhes-projeto-para-enviar-missao-tripulada-marte-2

 

Olha só, este é apenas um passo na trajetória do programa. Antes de deixar as primeiras pegadas no solo vermelho do planeta, a NASA pretende enviar astronautas para asteróides e outras regiões distantes. Impressionante, não é mesmo?

No site da NASA dá pra rever a entrevista dos cientistas que participam do projeto Orion.

E você acha que o homem vai chegar logo em Marte? Me conta!