Não caia em golpes no Instagram. Saiba como identificar um perfil de loja falso e como se prevenir de fraudadores!

Oi, gente! A internet veio para facilitar nossas vidas, principalmente na parte de comunicação, né? Mas essa facilidade também trouxe um problema. Algumas pessoas com más intenções podem se passar por empresas e por pessoas importantes para pedir por informações pessoais, e isso pode ser bem perigoso.

Tendo certeza de que a conta é verdadeira

É importante sempre lembrar que você não deve passar informações pessoais para pessoas desconhecidas na internet E é importante ficar atento pois, às vezes, essas pessoas podem usar métodos mais difíceis de serem notados. Por exemplo, eles podem fazer perfis falsos de uma loja ou empresa e quando você for pedir uma informação ou fazer uma reclamação, eles usam essa oportunidade pra se fazer passar por essa loja ou empresa.

Como acontece? 

O fraudador primeiro cria um perfil falso da loja. Em seguida ele vai nos comentários da página oficial da loja e procura por usuários fazendo reclamações ou pedindo informações. Podem até enviar mensagens dizendo que a vítima ganhou descontos e cupons.

Em seguida ele entra em contato com o usuário pelas mensagens diretas se passando por alguém da loja! Nessa conversa ele pede o número do telefone e solicita qual foi o código enviado para esse número. Só que esse código é usado para que ele tenha acesso ao número de whatsapp da vítima, e então ele usa pra pedir dinheiro pros amigos e familiares dessa pessoa. Olha só como funciona:

Muitas pessoas não percebem que é um golpe. Um perigo, né? 

Mas calma, tem como você ficar atento (a) a esse truque e não requer pesquisas extensas nem nada trabalhoso. A dica é: procure pelo selo de verificação na conta antes de passar qualquer informação!

Esse selo é azulzinho e fica ao lado do nome, tanto no perfil quanto nos comentários, tá? Ele garante com certeza de que aquele perfil já foi analisado e que se trata de um perfil verdadeiro. Se não tiver o selo, não confie!

No caso do Magazine Luiza, nós trabalhamos apenas com esses perfis:

Ou seja, caso alguém com o nome do Magalu tente te pedir informações e não for nenhum desses perfis, não confie, tá? Outra dica importante é nunca passar códigos enviados pro seu celular porque nenhuma empresa trabalha com esse tipo de procedimento. 

E aí, que tal compartilhar essa informação com os amigos? Já marca eles aqui 😉