Music Timeline: 64 anos de música em uma única tela

Gente, post para quem curte música e não consegue viver sem uma trilha sonora caprichada. Olha só que legal: a Music Timeline do Google oferece uma forma visualmente incrível de conhecer a evolução dos principais estilos de música popular nos últimos 64 anos!

A pesquisa levantou os principais álbuns e artistas do mercado fonográfico americano, ok? Então, nada de Tom Jobim, Roberto Carlos ou outros nomes famosos da cena nacional. Mas, ainda assim, é uma ótima ferramenta para conhecermos e analisarmos como este ou aquele tipo de música surgiu.

music-timline-64-anos-de-música-em-uma-única-tela

Logo na home percebemos que os anos 50 foram o auge do Jazz. Logo depois, os anos 60 chegaram com o Rock, seguido do Pop e do Alternativo, mais recentemente. Ao clicarmos em cada um dos estilos principais, mais surpresas: subgêneros são exibidos na curva principal e logo abaixo capas de álbuns históricos são apresentadas.

music-timline-64-anos-de-música-em-uma-única-tela-1

Existe ainda um terceiro nível para quem curte ficar por dentro de todos os detalhes: ao clicar no subgênero você é levado para outro gráfico que, desta vez, mostra os principais artistas daquela tendência. Já adivinhou, né? Isso mesmo: ao clicar em cada um dos nomes a discografia e história do artista é apresentada a você.

music-timline-64-anos-de-música-em-uma-única-tela-2

Só o último passo, ouvir a música em si, no momento, ainda não está disponível no Brasil. É porque todo o infográfico é baseado no GoogleMusic, serviço de streaming de música da gigante das buscas que ainda não está em operação nas terras brasileiras.

Mas sem tristeza: só a brincadeira de aprender e escolher em que banda ou estilo se aprofundar já vale a visita!

Agora me conte: qual álbum da música americana, para você, é o melhor de todos os tempos?