Museu do Computador está em exposição mais uma vez em São Paulo depois de 10 anos. Vem ver o que tem por lá!

Oi gente! Eu tenho uma ótima notícia pra quem é de São Paulo e adora viajar no passado. Acontece que o Museu do Computador e Futuro da Tecnologia, depois de passar mais de 10 anos em inatividade, está em exposição novamente! É, lá você pode ver muitas peças antigas, de muitos anos atrás, e acompanhar a evolução da tecnologia e principalmente dos computadores aqui no Brasil.

Quer saber mais? Vem que eu explico.

O museu dos computadores

O museu foi inaugurado em 1998 e nele você pode visitar e ver muitos computadores e periféricos que foram cruciais na história do desenvolvimento tecnológico aqui no Brasil. Eles contam com itens que existem desde as primeiras décadas do ano de 1900, como por exemplo uma perfuradora de cartões que é lá de 1935 e era usada na prefeitura de São Paulo. Muito interessante né?

Eles conseguiram essas peças de várias formas, mas as principais foram doações feitas para o museu e também através de um trabalho de coleta de lixo eletrônico, onde eles conseguem ter acesso a coisas que as pessoas jogam fora. Breno Valli, que é o filho do fundador Carlos Valli, disse que eles fazem isso desde 1998, e que é comum que alguém acabe descartando algo raro no lixo sem nem ao menos saber.

Lá você também vai poder conhecer o primeiro microcomputador portátil da história! Isso mesmo, o nome dele é Osborne 1 e ele foi lançado em 1981. Bastante tempo, né? Dá pra ver também alguns HDs de 1968 que são muito grandes, mais ou menos do tamanho de uma roda de um caminhão! Dá pra acreditar?

Ah, e olha só que interessante, o primeiro “pendrive” da história na verdade era um disco removível chamado de DiskPack, que foi usado entre 1960 e 1980.

Como eu posso visitar?

Qualquer pessoa pode visitar o Museu do Computador, que é aberto ao público em geral. Para isso é preciso agendar uma visita no site, é só clicar aqui. Ele fica localizado Avenida Rudge, 315 no bairro do Bom Retiro em São Paulo, tá? E super vale a pena, tem até alguns equipamento que você pode interagir, como experimentar jogos antigos!

E aí, você tem vontade de visitar o Museu do Computador? Marca um amigo que é de São Paulo ou está a caminho e que adoraria a experiência 😉