Modo escuro: saiba porque a função faz tanto sucesso!

Vocês já notaram como o Modo Escuro tá virando uma sensação? Agora com a notícia de que o WhatsApp Beta pra Android já recebeu o recurso, quer dizer que ele tá bem perto de chegar pra todo mundo! Além disso, muitos outros aplicativos já contam com essa opção, e até mesmo as novas versões do Android e do iOS já chegaram com modo escuro nativo.

Mas por que ele é tão esperado assim? Bom, o modo escuro promete gastar menos bateria do celular e até ajuda a ver melhor. Hoje eu vou trazer 5 fatos sobre essa função pra você ficar por dentro do que ela pode ou não fazer. Vem comigo!

Modo Escuro x Modo Noturno

Muitas pessoas acabam confundindo esses dois modos, mas eles são coisas diferentes, tá? O Modo Escuro muda o tema dos aplicativos e trocam as cores para cores mais escuras ou usando tons mais escuros ao invés do branco. Isso ajuda muito a economizar a bateria em aparelhos com tela OLED ou parecidas.

Já o modo Noturno diminui ou até elimina a emissão de luzes mais claras, chamadas de “tonalidades frias”ou tons azuis. A ideia desse modo é o de não estimular muito a visão e assim não atrapalhar o sono de quem usa o smartphone a noite.

Mas o modo escuro economiza mesmo a bateria do meu smartphone?

Isso aí depende. O Modo Escuro ajuda sim a economizar bastante a bateria de smartphones, mas apenas aqueles que tem tela OLED, tá? Isso porque nessas telas o modo escuro acaba desligando a partes que tem tons escuros. Já nas convencionais isso não acontece então não ajuda a diminuir o gasto de energia.

O Modo Escuro também emite menos luz azul?

Sim. Como eu disse, o modo noturno faz isso e ele é diferente do modo escuro, mas ainda assim o modo escuro também diminui a emissão de luz azul. Isso porque ele mostra tons mais escuros e quase nenhum tom claro, então já ajuda a não emitir essa luz que pode perturbar o seu sono. Mas se o seu objetivo é esse, o modo noturno ainda é mais indicado, tá?

E quanto ao cansaço da visão?

Nesse caso o Modo Escuro não vai ajudar muito, tá? Isso porque ainda existe um contraste entre o fundo escuro e as letras claras no tema escuro, então mesmo nele você vai acabar forçando a vista pra ler. Inclusive para algumas pessoas o fundo escuro com letra clara exige ainda mais esforço pra ler do que o contrário!

E então, aprendeu um pouco mais sobre o modo escuro? Já usa em algum aplicativo? Me conta aí! 😉