Microsoft lança oficialmente novo sistema operacional Windows 10

microsoft-lanca-oficialmente-novo-sistema-operacional-windows-10-post-0

Gente, depois de tantas especulações, finalmente, a Microsoft lançou hoje o seu tão aguardado e comentado Windows 10, em evento que aconteceu nesta quarta-feira, no espaço Casa Bossa, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Olha só!

O novo Windows 10, chega agora quase três anos depois do lançamento do seu último sistema operacional com atualização gratuita disponível em 190 países a partir de hoje! E para te ajudar, vou te explicar direitinho, tudo que você precisa para ter o novo sistema, bem como fazer o upgrade, além dos principais destaques e benefícios para você aproveitar o melhor dele. Vamos lá? 😉

Os requisitos

Então gente, o Windows 10 vai funcionar para quem comprar a versão completa do sistema, ou tiver instalado na máquina as versões Windows 7 ou Windows 8/8.1. Se o sistema instalado na sua máquina não for original, fique tranquilo, você receberá um convite para comprar a atualização, tá?

Se você fez a reserva, a atualização começa a partir de agora, mas você terá até 29 de julho de 2016 para aproveitar a oferta de update gratuito. Isso mesmo que você leu: a Microsoft promete e garante que o update é gratuito, sem nenhuma cobrança adicional, aliás, sem cobranças mensais ou anuais. Agora, se você quiser fazer depois desse prazo, então aí terá que pagar pela licença, tá?

Como fazer o upgrade

É bem simples. Se você ainda não reservou, primeira coisa que tem a fazer é reservar sua atualização pelo Get Windows 10, que é um aplicativo feito pra facilitar esse processo todo, já que ele verifica se o seu dispositivo é compatível, além de oferecer informações pra te ajudar a conhecer os recursos do Windows 10.

Mas, se caso o app Get Windows 10 não aparecer na sua máquina, calma! Não se desespere. A Microsoft Community pensou em tudo! Tanto que eles criaram até um breve passo a passo que vai te auxiliar a dar continuidade. Agora, veja um exemplo prático de como fazer update:

:: Clique no ícone do Windows na extremidade direita da barra de tarefas.

microsoft-lanca-oficialmente-novo-sistema-operacional-windows-10-post-1

:: Depois, clique na opção “Reserve your free upgrade”, (Reserve sua atualização gratuita) na janela do aplicativo. Digite seu e-mail se quiser receber uma confirmação da reserva. Assim que receber a notificação, informando que o Windows 10 foi baixado e está pronto para o seu dispositivo, então é só prosseguir com o update. Feito isso, então é só aproveitar o Windows 10 de gratuitamente!

microsoft-lanca-oficialmente-novo-sistema-operacional-windows-10-post-2

Ah! Só um adendo: nem todos os aparelhos executam todos os recursos do Windows 10. Por isso, a minha dica é que você dê uma pesquisada e confira os detalhes sobre essas qualificações para a atualização diretamente nesta página de especificações do Windows 10.

Os destaques do novo Windows 10

Desde o primeiro anúncio de que a atualização número “10” estava em desenvolvimento, a Microsoft fez questão de dizer que ela seria para todos os tipos de tela. Usando a palavra “universal”, ela quer dizer que o sistema e aplicativos feitos para o Windows 10 vão funcionar de forma parecida em qualquer aparelho, seja um grande monitor de computador ou uma pequena tela de smartphone.

E a vantagem dessa ideia de “apps universais” é que em uma só loja de aplicativos você vai encontrar tudo o que precisa para qualquer tela. E, claro, esses apps e gadgets vão todos conversar entre si, para que você possa acessar seus dados onde quiser. É incrível, né?

microsoft-lanca-oficialmente-novo-sistema-operacional-windows-10-post-6

O Menu Iniciar está de volta!

Parece estranho falar das vantagens de um recurso que já existia até o Windows 7, e agora está de volta. Mas é isso mesmo: o Menu Iniciar deixou de fazer parte da vida de quem usava o Windows 8. Mas, atendendo a pedidos (e muitas reclamações), esse menu de fácil acesso a aplicativos e funções do sistema está de volta, e ainda mais inteligente.

Em seu novo formato, ele tem uma lista lateral de aplicativos no canto esquerdo, e um conjunto de blocos dinâmicos com ícones de apps ou funções específicas, que você já vê direto no bloco. Por exemplo, dá para saber dos próximos compromissos da agenda ou checar a previsão do tempo, sem precisar acessar o aplicativo correspondente. Você abre o Menu Iniciar e estas informações principais já estão lá. É muito prático!

microsoft-lanca-oficialmente-novo-sistema-operacional-windows-10-post-7

E a Cortana chegou ao PC!

Olha que chique! Agora, com o Windows 10, você vai ter a sua própria assistente pessoal. Chamada de Cortana, ela veio dos smartphones para o computador para te ajudar com dúvidas, informações do dia a dia, e tudo o mais que você quiser saber.

Aliás, você nem precisa perguntar nada. A Cortana é tão esperta, que aprende seus hábitos e costumes, e usa essa informação para recomendar notícias, mostrar compromissos marcados na agenda ou fornecer informações importantes sobre a sua cidade ou pontos turísticos durante uma viagem. Ela entende comandos de voz, pesquisa por arquivos no computador, envia e-mails e cria lembretes. É o máximo!

Só tem um detalhe, infelizmente, a versão em português da Cortana só chega no final do ano. Aí, ela estará totalmente adaptada aos nossos trópicos e, segundo eu ouvi dizer, terá a voz no padrão de uma apresentadora de telejornal!

microsoft-lanca-oficialmente-novo-sistema-operacional-windows-10-post-4

Velocidade e Segurança

A cada nova atualização, a Microsoft resolve problemas conhecidos do sistema. Com o Windows 10, não é diferente: ele ficou mais leve e, dependendo da configuração do seu computador, faz ele reiniciar em segundos! Os aplicativos rodam de forma mais fluida, e o computador fica mais eficiente para trabalhar em multitarefa. Ou seja, você faz muito mais em menos tempo, sem se incomodar com travamentos.

O Windows 10 também ficou mais seguro. Ele agora tem um recurso chamado Device Guard, para bloquear o acesso do computador por vírus e malwares. Outra novidade é a função Microsoft Passaport, que elimina a necessidade de ficar digitando senhas para a acessar o computador, apps e serviços.

E essa última função vai funcionar em conjunto com o Windows Hello, o sistema de reconhecimento de digitais e outros dados biométricos do usuário, criado pela Microsoft. Assim, você pode usar um sensor biométrico ou até a webcam do computador para fazer o login no sistema.

Um novo Navegador de Internet

O famoso e odiado Internet Explorer dará lugar a um novo navegador de internet no Windows 10. Chamado de Microsoft Edge, ele é mais rápido e limpo que o antigo “IE”. Agora, vai ser possível fazer anotações direto nas páginas da web e usar o navegador integrado com a Cortana, sua assistente pessoal.

Você pode até mudar a forma que lê as páginas da web, escolhendo um modo de leitura que transforma essas páginas em uma espécie de livro. Dessa forma, o programa elimina propagandas ou links indesejados, para você se concentrar no texto. E, claro, dá para salvar tudo e ler mais tarde, mesmo sem conexão com a internet.

Gente, só lembrando que o Windows 10 é totalmente gratuito e só vai precisar comprar uma versão completa (não é atualização) quem usar versões mais antigas do sistema (como o Windows XP), e pra quem usar versões piratas ou quem não tiver as versões anteriores do Windows que eu citei ali em cima, tá?

microsoft-lanca-oficialmente-novo-sistema-operacional-windows-10-post-5

E se você ainda tiver dúvidas ou desejar saber ainda mais detalhes, a Microsoft te ajuda também! É só acessar este link com respostas e perguntas que a empresa montou pra dar aquela forcinha na hora de atualizar:

http://www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-10-faq?ocid=win10_auxapp_LearnMore_win10faq

E aí, me conta, o que você gostou mais de saber do Windows 10?