Microsoft lança app que suaviza vídeos tremidos

microsoft-lanca-app-que-suaviza-videos-tremidos

Posso confessar uma coisa? Eu adoro inovação, gente! Olha só que legal essa novidade que a Microsoft acaba de lançar: o Hyperlapse, um app que promete suavizar aqueles vídeos que ficam tremidos numa gravação, sabe?

O diferencial desse app é que ele traz resultados parecidos com a qualidade de gravações profissionais. Ah! Sem falar que ele é perfeito para vídeos de ação, ou seja, filmagens de pessoas esquiando, andando de skate, correndo numa maratona, andando de bicicleta e por aí vai!

Só para você ter uma ideia, em agosto do ano passado, a Microsoft Research, instituto de pesquisa da empresa, apresentou uma tecnologia que estabilizava vídeos tremidos ao ponto de parecer que você filmou com a ajudinha de um equipamento próprio para isso. Pois é, naquela época, o projeto já tinha o nome: Hyperlapse.

Como funciona

Muito simples! Ao instalar e baixar o Hyperlapse no seu computador, ele vai analisar quadro por quadro do vídeo para criar uma espécie de mapa 3D do seu material. Com esse mapeamento, o software consegue identificar a posição de cada elemento e recria os quadros tirando os movimentos bruscos do vídeo. Legal, né?

Já nas versões para dispositivos móveis, o aplicativo tenta montar as sequências com base nos quadros mais completos em vez de só “costurar” os pedaços de uma imagem como é feito no computador, por exemplo.

Além de tirar os tremores que estragam o vídeo, o app consegue suavizar os movimentos, principalmente aqueles em curvas. E dá até pra aumentar a velocidade da filmagem para montar uma espécie de time-lapse, que é aquela  técnica mista de fotografia e vídeo.

Vale lembrar que algumas imperfeições ou distorções podem aparecer no vídeo, mas para nossa alegria, essa é uma falha que a Microsoft já está resolvendo, viu?

O Hyperlapse está disponível gratuitamente apenas para Windows Phone, Windows e Android. Até o momento não tem previsão para quando vai chegar ao sistema operacional da Apple, mas a Microsoft também não descarta o lançamento do app para o iOS daqui a um tempo.

Ficou curioso? Dá uma olhadinha neste vídeo pra ver como funciona:

E aí, você já conhecia aplicativo parecido com esse? Conta pra mim!