Messenger vai virar plataforma de aplicativos!

Gente, hoje tá rolando o F8, evento interno do Facebook para seus desenvolvedores, para apresentar diversas novidades técnicas da rede social. Mas fiquei sabendo de uma novidade que não poderia deixar de trazer aqui: o Messenger – que se separou do chat do Facebook há alguns meses  e  vai abrir sua plataforma para que outros programadores criem aplicativos para rodar dentro dele!

2-expanded-composer

Na prática isso vai melhorar a forma da gente se comunicar com os amigos, permitindo animações ainda mais elaboradas, como vídeos, gifs e até um serviço que transforma seu texto em música! Adooorei!

A ideia deles é que ao receber uma mensagem com alguma dessas características, você vai poder instalar o app que a gerou sem nem sair do Messenger, é só clicar no botão de instalar. Fácil, né!?

3-install-from-conversation

Mas não foi só isso. O Facebook também  apresentou uma versão do aplicativo exclusivo para negócios, o Business on Messenger. A ideia é criar um canal de relacionamento entre clientes e empresas dos mais variados setores. Imagine que você acabou de comprar uma TV nova (aqui, aqui!), eu poderia seguir conversando com você, avisando sobre seu pedido e você tirar dúvidas sobre o produto. Não seria incrível ?!

messenger_business-2

Este segundo lançamento por enquanto está restrito a algumas lojas para teste. Mas as novidades no Messenger serão liberadas logo, logo para todos os 600 milhões de usuários.

E aí, você gostou da forma como vai começar a trocar mensagens a partir de agora? Comente!