Mastercard testa novo método para pagar usando selfies

mastercard-testa-novo-metodo-para-pagar-usando-selfies

Se você adora uma selfie, tenho certeza que essa novidade vai te agradar! Olha só que interessante, a Mastercard começará a testar uma nova maneira de aprovar transações online feitas com cartões de crédito logo, logo, viu?

A ideia da empresa é que o consumidor tire uma selfie e use o próprio rosto como senha, antes de fechar suas compras. Já imaginou? Pois é! E o objetivo é fazer com que o sistema biométrico sirva como alternativa em relação ao atual SecureCode, que exige uma combinação de senhas por parte do usuário até consegue evitar fraudes. Mas, apesar de ser eficiente, o recurso é um pouco vulnerável, ou seja, está suscetível às falhas de memória dos próprios clientes ou até roubos por parte de invasores, os famosos hackers, sabe?

Aliás, algo que não aconteceria (diretamente) com o escaneamento facial e outros métodos de biometria. Ah! Outra coisa, os testes da MasterCard devem começar em meados de Setembro ou Outubro com apenas 500 clientes neste início. Até porque, durante os testes eles precisarão baixar o app  e escolher o “pagamento facial” na hora de fechar uma compra.

Como funcionaria

Eu li que pra funcionar corretamente, o cliente teria que tirar uma selfie e piscar apenas uma vez para aprovar a transferência. Em seguida, o que o sistema faz é escanear e mapear o rosto da pessoa, transformando tudo em dados, que depois são enviados aos servidores da empresa. É muita tecnologia, hein?

Mas, olha gente, ainda não há uma previsão para o lançamento global do método de pagar com selfies, pelo visto vai demorar um pouquinho até que tudo esteja devidamente estruturado e funcionando corretamente pra começar a operar pra valer. Então, o jeito é aguardar as cenas dos próximos capítulos!

E aí, o que você acha dessa nova forma de pagamento com selfie? Conta pra mim!