Máquina de Bill Gates que transforma lixo em água começa a ser operada

maquina-de-bill-gates-que-transforma-lixo-em-agua-comeca-a-ser-operada

Você lembra que no comecinho deste ano, Bill Gates, fundador da Microsoft, mostrou ao mundo uma nova tecnologia que prometia transformar lixo em água? Então, já ficou pronta!

Eu li que o projeto, uma máquina que transforma dejetos humanos em água, estava recebendo investimentos e que agora, oito meses de depois, o dispositivo finalmente já está operando em Dakar, no Senegal.

Como funciona

Então, olha só que interessante, o funcionamento da máquina chamada JOP (Janicki Omni Processor) é bem complicado. Na verdade, ela extrai  toda a água dos dejetos e transforma em água potável, sem cor ou sabor. Além disso, ela consegue alcançar um volume imenso, por exemplo, com o material de uma comunidade de 100 mil pessoas, ela libera 86 mil litros de água e 250kw de eletricidade por dia. Parece sustentável e inovadora, né?

Os benefícios

Gente, com a máquina dois problemas são resolvidos. O primeiro é mais sério: a falta de água. O segundo, também é muito preocupante, a falta de saneamento básico em alguns países e que causa uma série de doenças graves.

Pelo que andei lendo, o equipamento ainda não está disponível para ser comprado, já que ele ainda é muito caro. Mas, parece que os responsáveis pelo projeto, já estão criando formas de baratear o processo. Tomara!

Dá uma olhadinha no vídeo abaixo pra entender melhor como a JOP está funcionando lá no Senegal:

E aí, me conta, o que você acha desta máquina?