Mapa mostra em tempo real onde há casos de coronavírus em todo o Brasil!

Oi, gente! Com toda essa situação do coronavírus a melhor coisa a se fazer é ficar em casa e se proteger, além de proteger que está perto de você, né? Se precisar sair, é preciso usar a máscara e tomar cuidado ao manter a distância de 1 metro com as outras pessoas. Tudo isso já acabou se tornando parte da rotina nesses últimos meses, mas é sempre bom saber mais sobre mais informações sobre o coronavírus!

Por isso um aluno de medicina da Universidade Federal do Paraná chamado Faissal Nemer Hajar desenvolveu um projeto chamado de Juntos Contra o Covid. É um mapa onde você pode ver quais cidades e bairros estão com maior número de afetados pela doença. Bem interessante!

Mapa do Coronavírus

O mapa é tão útil que foi chancelado pela Fiocruz e pelo próprio Ministério da Saúde! Além de ajudar os cidadãos a ficarem mais atentos sobre os locais em que a doença tem se manifestado em maior número, ele também ajuda as autoridades locais onde focar com mais afinco as medidas de proteção para impedir que espalhe ainda mais.

O funcionamento é bem simples e muito parecido com o Google Maps. Basta você entrar no site do mapa clicando aqui. Você já vai ver o mapa do Brasil e na coluna da direita ainda pode fazer pesquisas de cidades e bairros específicos.

Os pontinhos mostram onde os níveis de contágio são alto, médio ou baixo a depender da cor, como diz na legenda, tá? E também quantos casos foram detectados. Logo embaixo existe uma opção para que você doe informações e assim ajudar a crescer a plataforma.

Isso porque o mapa foi feito com informações dos próprios usuários! Bem legal, né? Ele vai abrir um formulário e você pode responder direitinho. Nele você diz se teve contato direto com alguém que foi diagnosticado com o coronavírus ou até se já apresentou sinais da doença.

A cada cinco minutos o mapa do coronavírus é atualizado com novas informações, e todos os dados que são enviados são sigilosos, tá?

E aí, o que achou da ideia? Como estão os casos aí onde você mora?