Mais segurança no WhatsApp! Saiba como se proteger do golpe de clonagem e deixar o aplicativo mais seguro!

Oi gente! O WhatsApp está fazendo cada vez mais parte da vida de muitas pessoas né? O aplicativo é usado não apenas para conversar com amigos, mas até mesmo como ferramenta de comunicação profissional! E como ele é algo tão importante, também é preciso ter bastante cuidado. Ter uma conta de WhatsApp clonada é uma dor de cabeça sem tamanho, e aqui no Brasil isso tá acontecendo com mais frequência.

Quer saber como acontece e como se proteger? Vem que eu te mostro!

Clonagem no WhatsApp

Uma das formas que os criminosos usam pra conseguir clonar o seu WhatsApp é tentar fazer com que você passe o código de autenticação pra ele, sabia? Sempre que alguém tenta ativar uma conta de WhatsApp em outro celular, o aplicativo envia um código por SMS para o número, que no caso é o seu. Ele então vai tentar te mandar uma mensagem com um motivo falso como por exemplo dizer que é da equipe de segurança do WhatsApp e tentar fazer com que você passe esse código pra ele. Bem perigoso, né?

Outra forma que eles usam é tentando conseguir um chip de celular com o mesmo número que o seu. Isso às vezes eles conseguem enganando um atendente da sua operadora, por exemplo. Daí ele pode acionar o WhatsApp no celular dele e como o número é o mesmo, esse código chega pra ele!

Como se proteger?

Antes de tudo, você precisa ter sempre em mente que não deve passar o código de autenticação pra ninguém, tá? Não importa se eles dizem que é da equipe de segurança, que é obrigatório pra manter sua conta, não passe em hipótese nenhuma. O WhatsApp não vai apagar sua conta por isso, é mentira.

Uma forma muito legal pra se proteger disso é ativando a opção de autenticação por duas etapas. Dessa forma você cadastra uma senha extra pra ter acesso ao aplicativo. Assim, mesmo que alguém consiga seu código de autenticação e até mesmo clone o seu chip, não vai saber qual é essa senha extra e não vai conseguir entrar nele. Bem legal, né?

Pra ativar é bem simples. Primeiro você vai em Ajustes, que é o símbolo de três pontinhos que fica no canto superior direito da tela. Em seguida vá em “Configurações” e depois em “Conta”. Agora é só escolher “Verificação de duas etapas”. Olha só como é fácil:

Ele vai pedir para que você registre um PIN de segurança, que é a senha extra pra deixar o aplicativo mais seguro. Toda vez que você for usar o WhatsApp em outro aparelho, ele vai te pedir essa senha extra, então não esqueça, tá?

E aí, você conhece alguém que já teve o WhatsApp clonado? Marca aí os amigos e familiares pra eles já começarem a se proteger desse golpe! 😉