Lentes de contato especiais para diabéticos? O Google fez!

Eu adoro falar de novos projetos e descobertas. Você já percebeu, né? Hoje eu trago uma novidade da área médica que acaba de ser anunciada pelo Google. Pois é, o gigante da tecnologia atua em vários setores, e saúde é um deles. E eu fiquei realmente impressionada com a engenhosidade da invenção, mesmo que ainda esteja em fase de testes: uma lente de contato que monitora os níveis de açúcar no sangue, ideal para diabéticos. O máximo, não é?

Ela vai servir justamente para facilitar o monitoramento. Para quem tem o diabetes, isso é muito importante, já que a falta de controle pode causar complicações graves, como doenças renais e cardiovasculares, cegueira e outras. O sistema mais utilizado para testar esses níveis – o medidor de glicose, ou monitor de glicemia – é considerado invasivo e doloroso, e acaba sendo usado menos vezes do que o necessário. Mas como cientistas descobriram que a lágrima também pode ser usada para medir o açúcar com a mesma eficácia, a invenção caiu muito bem para quem não quer mais espetar os dedos. Gostei!

O segredo está em um chip e uma antena – beeeeeem pequenininhos, claro –  colocados em uma área da lente que não atrapalha a visão. Se tudo der certo com os testes, a lente será capaz de verificar os níveis a cada segundo. Um sistema de alerta visual com LEDs também está em estudos, para que o usuário da lente saiba instantaneamente se os níveis se alterarem. Isso vai ajudar muito os pacientes a viverem com mais saúde, e pode até salvar vidas. Estou na torcida!

Agora é esperar que o projeto seja aprovado pelas autoridades responsáveis.  O time responsável pela ideia diz ainda que está à procura de empresas parceiras para aprimorar a tecnologia, e que irá lançar aplicativos para facilitar o acesso às medidas oculares dos pacientes aos médicos.

Não é o máximo que a empresa que nós conhecemos porque é importante na internet, também se interesse por assuntos como este? Eu acho incrível!

 E você, o que acha dessa novidade? Comente e passe a notícia para outras pessoas!