Já pensou em apenas um Windows para tablets, PC, smartphone e videogame?

Um Windows para Tablets, PCs e Videogame

Gente, não sei se você sabe, mas a Microsoft tem hoje três sistemas de Windows diferentes. Um para os computadores, um para os smartphones e um outro para o videogame Xbox One.

Além de dar um trabalhão para fazer as atualizações, os aplicativos feitos pra uma versão não são totalmente compatíveis com as outras, então os desenvolvedores precisam ficar adaptando e trocando o código pra eles funcionarem nos outros Windows e às vezes nem é possível. Já imaginou como é trabalhoso?

Por causa disso, a Microsoft está querendo juntar todas essas versões diferentes do Windows em uma só, segundo informações do CEO Satya Nadella. Seu computador, seu smartphone e seu videogame (além do seu tablet com Windows, se você tiver) vão rodar o mesmo sistema. Aí você me pergunta: tá, Lu, e o que eu ganho com isso? Calma, que eu te explico! 🙂

A maior vantagem vai ser que os aplicativos vão rodar em todos eles com pequenas adaptações só pro tamanho da tela. Isso significa que todas as plataformas vão ter muito mais aplicativos pra você baixar. Eles, inclusive, querem é ter uma loja só pra tudo, não é legal?

Outra vantagem é que a Microsoft vai conseguir concentrar os esforços em um sistema só e vai conseguir atualizar o sistema com mais rapidez. Bom pra todo mundo, né?

Antes de terminar, preciso esclarecer que os Windows não vão ser todos iguaizinhos, não. Na verdade, só a parte principal do sistema é que vai ser a mesma pra tudo. Como as telas e os usos de tablets, PCs, smartphones e videogame são muito diferentes, a parte que aparece na tela, a interface, ainda vai ser diferente e adaptada pra cada gadget.

E você, o que acha de ter um Windows só para todos os aparelhos? Gostaria de ter uma loja com aplicativos que funcionam em todos?