Já é possível ter acesso a mais de 150 serviços públicos pela internet!

Oi, gente! Vocês já perceberam que depois da pandemia e do isolamento social, muitos serviços que antes eram presenciais foram lançados em formatos digitais? Pois é, ao todo foram 156 serviços digitalizados pelo governo federal pra ajudar que as pessoas ainda tivessem acesso a eles mesmo de dentro de casa.

Com essa nova forma de disponibilização desses serviços, o governo percebeu que conseguiu economizar bastante nos custos e também percebeu até um aumento na eficiência dos servidores públicos. Bem legal, né?

As vantagens

Agora, já dá pra ter acesso a 729 serviços públicos pela internet, desde o começo do ano, o que é bem legal porque facilita tanto pra quem faz os atendimentos quanto pra quem precisa desses serviços. E o governo ainda anunciou que pretende, até 2022, alcançar 100% de digitalização desses serviços.

Eles notaram que essa forma de disponibilizar esses serviços também ajuda na redução de custos, ou seja, mais economia que vem de algumas vantagens como a eliminação do papel. E o meio ambiente agradece, né?

Diminui também a burocracia pra conseguir esses serviços, o que é bom pros clientes, e também há uma diminuição de erros e fraudes.

Os serviços digitalizados

Como exemplo desses serviços dá pra citar os da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e até mesmo o próprio auxílio emergencial, que pode ser feito todo através da internet sem precisar da presença física. No caso da Anvisa foram 46 serviços que se tornaram possíveis dessa forma, e no auxílio já foram registrados 107,2 milhões de pedidos cadastrados.

Outra vantagem é que com o serviço digitalizado, ajuda com que os servidores públicos possam exercer tarefas mais especializadas, e isso ajuda bastante no trabalho deles.

Atualmente é possível, por exemplo, fazer o alistamento militar como eu mostrei  clicando aqui. Dá também pra tirar a 1ª via do CPF, é só clicar aqui pra aprender como. Outro exemplo é o da Carteira de Trabalho Digital no celular, e pra aprender a fazer é só clicar aqui, e o CPF digital também, clicando aqui!

No site do governo, que dá pra ser acessado clicando aqui, os 4 serviços que são mais procurados são os pedidos de aposentadoria por tempo e contribuição, atualização de dados cadastrais do INSS, pedido de benefício assistencial pra pessoas com deficiência e pedido de cópia de processo no INSS.Mas tem vários outros, dá uma olhada!

E aí, o que acha da digitalização dos serviços? Tem algum que você acha que ainda falta receber essa opção? Me conta aí! 😉