Internet pode te ajudar a estudar com as crianças

internet-pode-te-ajudar-a-estudar-com-as-criancas

Quando você mistura as palavras “professor” e “internet”, o resultado mais comum é: “não, não pode”. Com razão, os mestres costumam bloquear o uso da internet em alguns trabalhos escolares. Também, a turminha adora um “copy/paste”, né? 😉

Mas com um pouco firmeza, jogo de cintura e olho nas minhas dicas, você pode até usar algumas ferramentas para ajudar as crianças a melhorarem na escola. Que tal aproveitar a chegada dos feriados e férias do meio de ano para se organizar e montar um plano de estudos com a ajuda de ferramentas online?

Eu trouxe hoje algumas dicas de como utilizar o Google Drive (e seus aplicativos) e criar um plano de estudos para acompanhar o progresso da garotada. São dicas básicas, focadas em quem ainda não usou esse tipo de ferramenta, ok? Vem com a Lu!

1 – Crie contas no Gmail para você e seus filhos

Tá, meio óbvia essa. Mas a forma mais rápida e segura de curtir todo o potencial dessas ferramentas do Google é ter uma conta de lá, certo? Acredite: a turminha mais nova muitas vezes nunca utilizou um e-mail na vida. Aproveite para mostrar o que é. É sério!

2 – Monte uma pastinha no GoogleDrive, uma para cada matéria

O GoogleDrive é um “HD virtual” que pode ser dividido com o seu filho para vocês guardarem folhas de exercícios, referências, imagens, apresentações em powerpoint e tudo o mais que ajudar.

Mas o grande barato é criar documentos compartilhados, para que você possa acompanhar o progresso do pequeno nas matérias. Para fazer isso é só criar um novo documento e compartilhar com o e-mail do seu filho. Assim vocês podem editar juntos, tirar dúvidas, comentar, mesmo que você esteja fora de casa. Existem ainda aplicativos para acessar este tipo de documento direto de tablets e celulares. Aí sim, né?

3 – Agende horários para estudo – com alarmes!

Outra maneira bem legal de utilizar ferramentas online para estudar é criar na agenda do Google compromissos com hora e local para começar. Para fazer isso, basta acessar a agenda, criar um novo evento e determinar o seu tempo de duração. O segredo vem agora: envie convites para as crianças e, assim, ela vão receber um aviso quando o horário de estudar estiver próximo!

4 – Um item que não pode faltar

E, falando bem sério agora, o item mais importante de toda essa parafernália tecnológica é o bom e velho… companheirismo! Muita gente costuma confundir a “preguicinha” da idade com desobediência e até mesmo falta de carinho com os pais. Nada disso! Se você se mostrar companheiro, interessado e presente, maiores são as chances de que os resultados apareçam!

Viu, só? Nem só de “copiar e colar” vive a internet no mundo da escola! E você? Tem alguma tática especial para ajudar no estudo das crianças? Me conta!