Instagram vai ter ferramenta que vai ajudar deficientes visuais a usarem a rede!

Oi gente! Inteligência artificial é muito legal, não é mesmo? Uma das coisas mais legais que ela permite é a inclusão de deficientes visuais nas redes sociais, e assim todos podem postar, curtir e compartilhar o que está na internet.  A inteligência artificial (também chamada de IA), tem sido umas das principais responsáveis por tornar isso possível, e graças a ela, é possível “ler” uma imagem por meio de uma descrição que ela possui. Afinal, todos merecem aproveitar!

É como se as fotos tivessem uma segunda legenda, e a IA vai ler essa descrição para o deficientes visuais. O Instagram anunciou que vai lançar duas ferramentas para permitir que todos possam usar a rede social. Eu vou te explicar como vão funcionar essas novidades.

Inclusão automática

A primeira ferramenta anunciada tem a ver com uma descrição chamada “texto alternativo automático”, quando reconhecer o objeto, a inteligência artificial vai criar automaticamente essas descrições, e vai narrar em voz alta as descrições de fotos quando alguém estiver usando o Instagram.

Seja no lugar onde vemos as postagens, no campo “Explorar”, ou em um perfil, todas as imagens serão “lidas” pela tecnologia presente. Viu como será mais fácil para os deficientes visuais usarem o Instagram?

Inclusão personalizada

A segunda ferramenta vai usar a descrição que foi nomeada de “texto alternativo personalizado”, em que as pessoas que postaram a foto irão descrever a imagem, detalhando o máximo possível para os deficientes visuais compreenderem. Dá uma olhada em como isso vai ser feito:

Existem vários softwares que leem essas descrições, e essa inclusão do texto alternativo personalizado vai permitir que todos os elementos presente nas fotos  sejam ditados, e assim, melhorar a compreensão. Com isso, todos podem usar a rede social sem limitações!

Mas, quando essas ferramentas ficarão disponíveis?

Apesar de todas essas novidades serem super legais e promoverem a acessibilidade, ainda não há previsão para elas chegarem ao Instagram. Todos nós esperamos que elas fiquem disponíveis para o uso o mais rápido possível!

O Facebook também já tem uma inteligência artificial que é usada para descrever as fotos para os usuários cegos há um tempo, e agora essa funcionalidade vai chegar no Instagram. Você também não acha essas inclusões super importantes?

O que você acha das novas ferramentas para deficientes visuais? Quais ferramentas de outras redes sociais você quer ver no Instagram? Me conta nos comentários!