INSS online: conheça os serviços do aplicativo da previdência e veja o que dá pra fazer de casa!

Oi, gente! De acordo com as orientações do Ministério da Saúde pra impedir que o Coronavírus se espalhe, muitas agências tiveram seu atendimento presencial interrompido, e uma delas foi a do INSS. Mas a boa notícia é que muitos desses serviços podem ser feitos diretamente do celular sem nem sair de casa, sabiam?

Então vem conhecer mais sobre o aplicativo Meu INSS e o que dá pra fazer com ele!

Meu INSS

O aplicativo é uma espécie de central digital da agência e com ele dá pra fazer muitas coisas como ter informações da vida laborativa, dados sobre as contribuições previdenciárias, empregadores e períodos que trabalhou com o Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Também dá pra agendar atendimento, pedir aposentadoria, simular aposentadoria, pedir salário-maternidade, pensão de microcefalia, fazer declaração de beneficiário do INSS, ter acesso ao extrato de pagamento, de contribuição, de empréstimo e de imposto de renda. Muita coisa, né? 

Pra baixar pro Android é só clicar aqui e pro iOS é só clicar aqui!

Agendando atendimento

O agendamento é ótimo porque você já fica com um horário certo pra atendimento presencial ou até mesmo a distância! Ele está na parte de serviços em Destaque. Basta clicar em “Agendamentos/Solicitações”. Você vai precisar escolher pra qual serviço quer atendimento e em seguida escolher uma data e horário. Mas lembrando que os atendimentos presenciais estão suspensos por enquanto, tá?

Pedindo sua aposentadoria

No aplicativo você também pode fazer a solicitação de aposentadoria em várias modalidades. Pode ser por tempo de contribuição, por idade e até de pessoa com deficiência. É só escolher a opção que é o seu caso e preencher um formulário com as informações trabalhistas. Se preciso, dá também pra enviar documentos digitalizados, tá?

Simulando a aposentadoria

Se você quer saber mais sobre sua aposentadoria, pode pedir pra fazer uma simulação pelo aplicativo. Ele busca automaticamente todas as suas informações trabalhistas que foram registradas no sistema e te dá o tempo de contribuição, além de dizer se você já tem direito a esse benefício. Se não tiver ainda, ele diz quanto tempo falta pra ter.

Ah, e se você ver que algum período de contribuição não está nos registros, dá pra inserir, tá?

Pedindo o salário-maternidade

Outra solicitação que você pode fazer pelo aplicativo é o do salário-maternidade. Só precisa informar os dados da certidão de nascimento da criança e o atestado de afastamento para a maternidade ou, se for o caso, o atestado de afastamento por motivo de aborto não criminoso. Também tem a opção de documento de guarda judicial no caso de adoção.

Crianças com microcefalia por causa do Zika Vírus têm direito ao benefício que pode ser também solicitado pelo Meu INSS. Pra isso elas devem ter nascido entre os dias 1 de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018. Essa solicitação deve ser feita pelo representante legal e dá pra fazer pelo aplicativo.

Tendo acesso a declaração de beneficiário do INSS

Se você é um beneficiário do INSS e quiser um documento que comprova isso, dá pra imprimir uma declaração que comprova a existência ou não do benefício no seu CPF. É só clicar em “Consultar” e ele já faz o download em PDF pra ser impresso ou salvo no seu smartphone.

Histórico de pagamento

Essa seção é feita pra você ver seus extratos de pagamento, ele serve pra comprovar o benefício e a renda mensal, tá? Dá pra ter detalhe dos valores, do banco e as datas de pagamento do benefício e se for preciso pode ser usado até para fins legais.

Extrato de contribuição

Nessa seção você tem acesso ao extrato de contribuição, que mostra toda a sua situação contributiva. Aqui dá até pra você saber quanto tempo falta até poder pedir a aposentadoria e se sua empresa tá repassando os recolhimentos mensalmente.

Benefício por incapacidade

Se você solicita auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade, dá pra usar o aplicativo pra ter acesso ao documento que comprova sua situação.

Caso você queira solicitar uma perícia pra poder ter acesso a esse benefício, também dá pra fazer. Na seção você pode escolher as opções de perícia inicial pra quem ainda não recebe o benefício ou perícia de prorrogação pra quem recebe.

Pedindo seu benefício assistencial

Pessoas com deficiência, idosos ou trabalhadores portuários avulsos podem fazer a solicitação dos benefícios assistenciais pelo Meu INSS também. Você vai precisar mandar documentos de comprovação digitalizados, tá?

Pensão

Pra pedir pensão por ser dependente de beneficiários aposentados ou de trabalhadores não precisa de atendimento presencial nas unidades do INSS, dá pra fazer no próprio aplicativo de forma rápida e fácil.

Declaração de contribuinte individual (DRSCI)

Se você é trabalhador autônomo poderá usar o aplicativo pra acessar a Declaração de contribuinte individual. Ela comprova que você, como contribuinte individual, tá regular no cadastro e com seus recolhimentos em dia.

Carta de concessão de benefício

Mais uma facilidade do aplicativo é ter acesso a carta de concessão de benefício. Ela te informa sobre a concessão e também mostrar o cálculo usado pra fazer a apuração da renda mensal inicial, além do banco que é responsável pelo pagamento.

E aí, sabia que dava pra fazer tanta coisa com o aplicativo do INSS? Então marca os amigos pra todo mundo ficar por dentro! 😉