IBM testa software poderoso que imita cérebro humano

ibm-testa-software-poderoso-que-imita-cerebro-humano-1

Gente, e a IBM, hein? Olha só que novidade interessante, a empresa agora tem como objetivo deixar os computadores ainda mais inteligentes, graças a ajuda de um software de inteligência artificial, que imita o cérebro humano. Curioso, não é mesmo?

Na verdade, esse projeto foi criado pela Numenta, uma empresa que desenvolveu uma tecnologia a partir do neocórtex, que é a camada externa do nosso cérebro. O pesquisador e líder do projeto na IBM, Winfried Wilcke, comentou que esse software é de fato o mais próximo da realidade que qualquer outro já lançado até então, sabia?

E como funciona?

Então gente, pelo que eu li, funciona assim: os algoritmos dessa tecnologia operam em uma rede exclusiva, mas eles tentam recriar fielmente o comportamento de circuitos de até 100 neurônios que foram encontrados nessa camada externa do nosso cérebro, sabe?

Para o fundador da Numenta, Jeff Hawkins, a capacidade do nosso cérebro interpretar tudo que é visto e apresentado é baseada justamente por esses circuitos de repetição. Assim, os programas de computador serão ainda melhores e mais eficientes. Quanta inovação, né?

Ah! Outra coisa, ele deu uma palestra há alguns anos, onde recomendou que a gente olhasse para o cérebro de uma nova maneira, ou seja, não para olhar pra ele como um processador rápido, mas como um sistema de memória que armazena e recupera experiências para nos ajudar a prever o que acontecerá em breve de forma inteligente. Genial, hein?

Aproveita pra dar uma olhadinha neste vídeo dele (está em inglês, mas tem legenda!):

E aí, o que você achou dessa novidade da IBM em relação ao futuro dos nossos computadores? Conta pra mim!