HTTP2 aprovado! Nova geração da internet começa agora!

http2-aprovado-nova-geracao-da-internet-comeca-agora

Gente, está circulando nesse momento nos portais do mundo uma novidade que vai mudar a forma como você acessa a seus sites e redes sociais preferidos no  computador: o padrão de acesso a essas informações foi atualizado pela primeira vez em 16 anos.

Este padrão chamado de “HTTP” é o que comanda o seu acesso às páginas de um servidor. Vou  explicar rapidinho para a notícia fazer mais sentido e você entender o quanto isso vai impactar no seu dia-a-dia, tá?

Olha só, quando você digita um endereço na barra de seu navegador está indicando um caminho para que ele vá até o servidor no qual esta página está arquivada para que, assim, possa fazer uma cópia daquele site em seu computador. Em 1999 foi criado um conjunto de regras para que isso fosse feito, chamado de protocolo de transferência de Hipertexto, ou HTTP, em inglês. Agora, você já sabe  por que os endereços começam com essas quatro letrinhas.

Pois bem, a notícia que está circulando hoje é que, após 16 anos, foi finalmente concluída a programação do “HTTP2”. Esta mudança vai trazer muito mais benefícios do que você imagina. Ela foi criada para acelerar a transferência de páginas e deixar a navegação muito mais rápida. Além disso, vai garantir conexões mais estáveis entre você e o servidor daquele site e um processo mais simples (e barato) de fazer estas requisições.

Hora de Tecla SAP, novamente? Vamos lá. É que hoje em dia os programadores evitam criar sites mais complexos, ou seja, que tenham que acessar o servidor mais vezes, por que o trânsito dessas informações acaba deixando o site mais lento e deixando mais caro o serviço de uma forma geral (afinal, você paga para ter acesso e, quem hospeda um site, paga para transferir esses dados para você). Como o HTTP2 fará estas trocas de informação bem mais rapidamente, o custo vai acabar baixando. Aí sim, hein!

E não é só isso, tem muita vantagem, como as transferências mais seguras e rápidas e custo mais em conta para desenvolvedores e empresas. Todo mundo saiu ganhando! E o Google saiu na frente, para variar: ele já anunciou que a nova versão do Chrome sairá “de fábrica” 100% compatível com o HTTP2. A mudança deve ocorrer muito em breve. E, eu, claro, estou de olho.

E aí, o que você gostaria de fazer com acesso mais rápido a seu site preferido?