HomePlug: conheça a tecnologia que promete levar Wi-Fi pela tomada

homeplug-conheca-a-tecnologia-que-promete-levar-wi-fi-pela-tomada

Você sabia que tem um novo dispositivo que promete levar até você, a distribuição de internet Wi-Fi via tomadas elétricas? Sim! O HomePlug aproveita toda fiação elétrica instalada numa casa para reduzir os problemas de alcance da rede wireless em todos os cantos. Aí, sim!

Como funciona

Na verdade, é bem simples, mas você precisa ter em casa um adaptador que seja compatível com o HomePlug para então ligar o cabo do seu roteador de Internet a uma tomada mais próxima. As empresas TP-Link e D-Link já vendem este kit com dois adaptadores, sendo que um deve ser conectado ao roteador e o outro na tomada do lugar em que você pretende distribuir Internet.

Feito isso, todas as tomadas elétricas, além dos próprios fios da rede elétrica doméstica, que forem ligados nessa rede vão se tornar pontos de distribuição de Internet, desde que tenham esses adaptadores HomePlug conectados, tá?!

Se a sua dúvida é, mas não há interferências nos fios? Pode ficar tranquilo, de acordo com o pessoal, da HomePlug Alliance, esse problema da interferência não acontece, porque a tecnologia opera com sinais de baixa frequência, além disso, os adaptadores que recebem os cabos de rede, ou distribuem o sinal Wi-Fi, possuem filtros para eliminar o ruído que poderia ser causado pela eletricidade. Legal, né?

Gente, o HomePlug já é uma das apostas em relação ao futuro, em que o uso da tecnologia será cada vez mais forte em casas que tenham muitos aparelhos conectados. Ah, e acredite: essa tecnologia existe desde 2000 e é muito popular em vários países da Europa. E só agora, é que os primeiros produtos compatíveis com o HomePlug começaram a chegar aqui no Brasil. Ainda bem!

E aí, me conta, o que achou da praticidade do HomePlug para sua casa?