Hoje é dia de festa: Android completa 8 anos! \o/

hoje-e-dia-de-festa-android-completa-8-anos-o

Gente, hoje (23) é aniversário de 8 anos do robozinho mais simpático e querido da internet: o Android, um dos sistemas operacionais mais usados no mundo! E para homenageá-lo, eu fiz uma listinha para contar e relembrar um pouco da trajetória dele. Olha só que bacana!

Um pouco de história

Em 2003, um grupo de amigos criou uma empresa chamada Android Inc. A ideia deles era desenvolver e oferecer um sistema para câmeras de segurança. Mas, como o mercado era mais limitado, resolveram investir no mercado mobile, de tecnologia móvel, sabe? Só que, no ano de 2005, o Google comprou a Android Inc. e assim deu origem à Google Mobile Division.

Pra você ter uma ideia, embora, o projeto prometesse ser um sistema inteligente, sofisticado, atualizável e inovador, muita gente não acreditava que iria dar certo, tanto que o sistema foi até alvo de piadas, acredita? E antes mesmo da primeira versão do Android Beta ser lançada em 2007, pelo menos duas versões foram testadas internamente no Google.

Oficialmente, a primeira versão do Android foi lançada no dia 23 de setembro de 2008, há 8 anos. E o primeiro aparelho Android a ser lançado foi o HTC Dream. A partir daí o Android não parou mais!

Android Cupcake

hoje-e-dia-de-festa-android-completa-8-anos-o-1

A versão do Android 1.5 Cupcake permitia navegar na web e na época tinha uma lojinha de aplicativos chamada Android Market, que foi a primeira a usar um nome de doce. Logo em seguida, veio o Android 1.6 Donut, que tinha caixa de pesquisa na tela inicial e rotas de trânsito. Depois, veio a versão 2.0 Eclair, que era mais interessante, já que permitia organizar sua tela inicial do jeitinho que você quisesse. Inclusive, os aplicativos podiam ser organizados em várias telas e pastas.

Android Froyo

O Android 2.2 Froyo foi uma versão especial, porque veio com uma nova proposta no sistema: o comando de voz que escreve o texto por você! O que, aliás, é uma ferramenta muito utilizada hoje em dia, né? As ações de voz também permitiam que você controlasse seu celular sem ter que digitar. O Froyo foi o que mais trouxe acessibilidade ao sistema do Google, tornando mais fácil o uso para pessoas com certas deficiências .

Já no Android 2.3 Gingerbread a interface foi totalmente remodelada e o sistema ganhou suporte a sensores de movimento, plataforma de jogos, NFC (sistema de pagamento), câmera frontal e teclado virtual.

O primeiro tablet

Olha só que curioso:, o Android 3.0 Honeycomb foi a única versão lançada especialmente para tablets, que inclusive foi otimizada do sistema para telas maiores, que equipou tablets como o Motorola Xoom e Smart TVs. Já o Android 4.0 Ice Cream Sandwich ou Android ICS foi o primeiro a ficar mais bonitinho. A versão apareceu com um design novo, mais simples e moderno também. 😉

Google Now e novas versões do Android

Em 2012, o Google Now apareceu no Android 4.1 Jelly Bean como o assistente pessoal do Google para smartphones. Pra se ter uma ideia, nessa ocasião, a Google Play Store já havia batido a marca de mais de 1 milhão de aplicativos baixados, viu?

E o Android 4.1 Jelly Bean chegou em grande estilo! Veio com melhorias de performance, ficando mais rápida, suave e com um visual ainda melhor. E com o grande sucesso do sistema, nascia a versão KitKat 4.4! O nome veio de uma parceria do Google com a Nestlé. Bacana, né?

O Kit-Kat trouxe um monte de melhorias e novidades: o Hangouts, o aplicativo de troca de mensagens do Google, emojis no teclado, Google Cloud Print, compatibilidade com Chromecast, modo de fotos em HDR+, infravermelho, entre várias outras surpresas. E olha só: o Android KitKat 4.4 ainda está presente em 34% dos aparelhos atualmente, viu?

Android 5.0 Lollipop

hoje-e-dia-de-festa-android-completa-8-anos-o-3

O Android 5.0 Lollipop é hoje a versão mais usada do sistema! Para a versão, o sistema inovou e trouxe, entre outras coisas, o suporte para vários tamanhos de tela, desde TVs até relógios. Com a nova versão veio o Material Design, um conceito do Google para o visual dos seus produtos e serviços.

Android 6.0 Marshmallow

hoje-e-dia-de-festa-android-completa-8-anos-o-4

Durante o evento Google I/O, no ano passado, conhecemos a penúltima versão do sistema: Android 6.0 Marshmallow. Com ela, vieram novidades como o Modo Doze, para economizar bateria, o “não perturbe”, “Google Now on Tap“, que permite fazer buscas com um toque no botão Home, suporte para USB Tipo-C, telas 4K (alta resolução), entre outras melhorias. Mas, o Android 6.0 ainda tem uma participação pequena no mercado, afinal, apenas 2.3% dos dispositivos possuem essa versão ainda, acredita?

Android 7.0 Nougat

hoje-e-dia-de-festa-android-completa-8-anos-o-5

E por último, chegamos à última versão do Android até agora: o Android 7.0 Nougat, que só pode ser encontrado, por enquanto, em dispositivos Nexus. O novo sistema operacional tem como destaque uma nova plataforma focada em gráficos 3D, que promete melhorar muito o desempenho de jogos.  A versão 7.0 também traz novos emoticons, além da ferramenta Smart Reply, que permite responder mensagens de forma mais rápida e prática. Legal, né?

Hoje é dia de festa: parabéns, Android!

E aí, me conta, o que você achou da trajetória do Android? Você usa esse sistema operacional? Quando você começou a usar?