Guia do 4G brasileiro: velocidade na palma da mão

guia-4g-brasileiro-velocidade-palma-mao

Se você adora ficar conectado, gosta de ver vídeos ou ouvir música e costuma baixar arquivos no seu smartphone ou tablet, o 4G pode ser um importante aliado. Com esta tecnologia, que começou a ser oferecida em algumas cidades brasileiras no ano passado, você pode acessar a internet móvel de um jeito muito mais rápido.

É o fim dos vídeos que travam na metade ou do arquivo que demora um tempão para ser baixado! Eu acho muito bacana! 😉

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona o serviço e se vale a pena contratar um plano 4G. Vem com a Lu, e saiba tudo sobre o assunto!

O que é a tecnologia 4G?

A tecnologia 4G tem como principal característica a conexão de altíssima velocidade de internet. Ela funciona principalmente com a tecnologia LTE, sigla em inglês para Long Term Evolution, ou evolução de longo prazo na tradução livre.

A tecnologia LTE prioriza o tráfego de dados em vez do tráfego de voz, como acontecia em gerações anteriores. É por isso que a velocidade da internet é mais rápida e estável.

Qual a velocidade do 4G?

Varia muito dependendo da operadora e da região. Mas um estudo da consultoria OpenSignal divulgado no começo do ano mostrou que uma das operadoras brasileiras registrou a maior velocidade do 4G do mundo, com um download de 27,8Mbps, superando empresas de países como Japão e Coreia do Sul, por exemplo.

Com esta velocidade, você pode baixar um vídeo de 20 MB em menos de 2 segundos. Pra fazer o download de uma música não dá tempo nem de piscar os olhos! Rápido demais, não é mesmo?

Olha só essa tabelinha com alguns exemplos:

Tabela Velocidade 4G

Gente, pra se ter uma ideia, essa velocidade máxima muitas vezes é difícil de ser atingida até em casa, quando usamos uma conexão por cabo!

O Brasil ficou em 3º lugar na lista de melhor velocidade média. Mas, infelizmente, o 4G ainda não está disponível em boa parte do país.

guia-4g-brasileiro-velocidade-palma-mao

O que é preciso para usar a rede 4G?

Para navegar na internet mais rápida é preciso ter um smartphone que seja compatível as frequências brasileiras.

No começo, apenas os aparelhos top de linha funcionavam com o 4G e eles custavam caro. Agora, já existem várias opções e, com certeza, você vai encontrar um modelo que cabe no seu bolso. Dá uma passadinha no site do Magazine Luiza e confira os modelos com 4G!

Além do aparelho compatível, também é preciso assinar o serviço junto a sua operadora. Cada uma possui pacotes diferentes para o 4G, que geralmente custa um pouco mais do que o serviço 3G.

E, claro, não esqueça de verificar se a conexão 4G já está disponível na sua cidade. A cada mês, mais cidades entram no mapa da internet móvel com supervelocidade.

E aí, o que você faria com uma conexão superrápida como o 4G? Me conta!