Grave falha na segurança do Android deixa aparelhos vulneráveis

grave-falha-na-seguranca-do-android-deixa-aparelhos-vulneraveis

Gente, notícia quente e preocupante que chegou hoje aqui no blog: uma falha grave encontrada no Android pode comprometer o funcionamento dos aparelhos. Olha só!

Alguns especialistas de segurança da empresa Trend Micro descobriram uma falha no sistema operacional do robozinho, que pode até inutilizar os dispositivos, que tenham as versões mais recentes da plataforma.

Eu li que essa falha atinge as versões do Android 4.3 (Jelly Bean) até a 5.1.1 (Lollipop), que equivale a mais da metade de todos os aparelhos com Android em uso atualmente. Que coisa, hein?

Pelo que pesquisei, o problema afeta diretamente o serviço “Media Server”, que é usado pelo sistema para indexar arquivos de mídia que ficam armazenados no dispositivo.

Acontece o seguinte: quando a pessoa tenta processar um arquivo de vídeo *.mkv corrompido, a ferramenta trava e leva junto todo o sistema. Pelo que andei lendo, o erro ainda não tem solução e, apesar de não comprometer diretamente informações pessoais, parece que ainda assim elas podem ser perdidas pra sempre, já que a falha obriga o usuário a dar um reset no aparelho. Ai que triste…

Além disso, a vulnerabilidade prejudica sons, chamadas e notificações de aplicativos, que são desativados e, se a tela do smartphone ou tablet for bloqueada, ela fica assim permanentemente. 🙁

O pessoal da Trend Micro comentou que a falha pode surgir de duas formas: pela instalação de apps maliciosos que contenham esse tipo de arquivo (*.mkv) ou por meio de sites feitos que afetam os celulares. E a grande preocupação do vírus é que ele possibilita a entrada de hackers que, por sua vez, espalham outros vírus, que “sequestram” o sistema por completo e cobram um valor de “resgate” para liberar o aparelho.

A empresa de segurança avisou que já encaminhou todos os detalhes sobre essa falha  ao Google,  mas até agora a companhia não informou se foi disponibilizada uma correção para o problema.

O jeito é torcer para que o Google e seus parceiros encontrem uma rápida solução pra todo mundo, né? Vamos acompanhar. Fique ligado aqui no meu blog, porque tendo boas notícias eu venho correndo contar, combinado?

E aí, você já passou por algo parecido com algum sistema operacional? Conta pra mim!