Governo vai lançar aplicativo pra fazer denúncias de violência doméstica e violação de direitos humanos. Vem saber mais!

Oi, gente! Hoje eu trago uma notícia que pode ser muito importante pra muitas pessoas. É que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, fez um anúncio falando que será criado um aplicativo para que as mulheres possam denunciar abusos ou violência doméstica pelo smartphone.

Quer saber mais sobre ele e como vai funcionar? Vem que eu te explico.

Denúncia a qualquer hora

Durante essa época de isolamento social, os governos têm notado que o número de denúncias de violência doméstica aumentou, e por isso é preciso ajudar ao máximo essas mulheres. Em alguns estados, como o Rio de Janeiro, já dá pra fazer uma denuncia online, o que já ajuda bastante.

Isso porque em época de isolamento social fica ainda mais difícil que as mulheres possam ir a uma delegacia ou fazer a denúncia pessoalmente, e às vezes elas sentem até medo e apreensão de fazer isso, né? Por esse motivo o aplicativo é uma ajuda e tanto!

Com ele dá pra fazer a denúncia pelo celular a qualquer momento, então fica até mais fácil de denunciar sem que o agressor saiba, sem levantar suspeitas.

Todos podem denunciar

O aplicativo também vai estar aberto pra qualquer pessoa que testemunhe ou tenha suspeitas de um caso de violência doméstica, tá? Então é muito importante que todos se ajudem nessa hora. Muitas vezes a própria vítima tem medo de fazer a denúncia. Então vizinhos ou amigos que desconfiarem ou souberem de uma situação assim podem usar o aplicativo pra denunciar.

Mas o aplicativo não serve só pra denúncias contra a mulher não, tá? Dá pra denunciar abuso sexual, violência contra criança e qualquer violação dos direitos humanos. Por isso ele será chamado de “Direitos Humanos BR”.

Lembrando que quando fizer a denúncia pelo aplicativo, você vai poder ainda anexar fotos, vídeos e qualquer documento que ajude a comprovar as violações. Além disso, os canais do governo vão estar atuando 24 horas por dia.

Enquanto o aplicativo não está disponível, ainda dá pra fazer as denuncias pelos telefones e serviços no site oficial, clicando aqui.

E aí, o que achou da ideia do aplicativo? Acha que vai facilitar as denúncias? 😉