Google vai lançar alternativa ao WhatsApp

google -whats

 

Gente, olha essa notícia! O Google está investindo pesado para criar um mecanismo de troca de mensagens via celular que não precisa da internet para funcionar. É como se fosse um SMS (que quase ninguém mais usa), mas com muito mais recursos. É o Rich Communications Service (RCS), ou seja, um serviço de comunicação que oferece bastante diversidade!

A ideia do Google é justamente desbancar a liderança do WhatsApp e Facebook Messenger, que viraram os queridinhos absolutos nas trocas de mensagem via telefonia móvel. Mas, para os dois aplicativos funcionarem, precisam de internet e é justamente nesse ponto que o RCS quer levar vantagem. Mark Zuckerberg que se cuide!

O Google está trabalhando com diversas operadoras de telefonia do mundo todo para acelerar o funcionamento do formato pelo mercado. Portanto, ainda não existe uma data exata de lançamento, mas o processo está bem avançado!

Com o RCS, é possível enviar textos grandes (no SMS, o tamanho é limitado), imagens em alta resolução, informar se a mensagem foi visualizada e até criar chats em grupo. Além disso, conversas por vídeo também podem ser incluídas, caso a plataforma seja um sucesso.

O Google quer que em um futuro muito próximo, o padrão para mensagens por rede telefônica móvel em celulares Android seja por RCS.

O que você achou dessa ideia do Google? Será que o RCS pode realmente substituir o uso do WhatsApp?