Google revela Project Soli, tecnologia para rastrear movimentos

google-revela-project-soli-tecnologia-para-rastrear-movimentos-1

Gente, lembra que eu comentei aqui das novidades apresentadas pelo Google durante a I/O deste ano? Então, no segundo dia da conferência, que aconteceu na última sexta, 29 de maio, a empresa apresentou uma tecnologia incrível: o Project Soli, um chip capaz de rastrear movimentos. Olha só!

O objetivo do Project Soli é permitir que as pessoas controlem dispositivos a partir de gestos, ou seja, sem nenhum toque direto na tela. Genial, hein?

E como funciona? É simples! O chip emite ondas de rádio em uma frequência específica para detectar os movimentos e, quando essas ondas refletem nas mãos do usuário, o chip recebe um retorno e interpreta esses sinais.

google-revela-project-soli-tecnologia-para-rastrear-movimentos

Eu li que o responsável do projeto, Ivan Poupyrev, comentou que o Project Soli está sendo desenvolvido para reconhecer movimentos com os quais as pessoas já estão familiarizadas, fazendo com que a aprendizagem seja ainda mais rápida.

No vídeo que você vai ver a seguir, dá pra perceber que se alguém quiser ajustar as horas de um dispositivo, é só fazer um movimento que imita o girar do botão de um relógio de pulso comum.  Dá uma olhadinha:

Outra coisa, me parece que essa tecnologia também pode ser útil em dispositivos vestíveis, ou seja, que não possuem telas, como óculos, pulseiras inteligentes, inclusive peças de roupas.

Como se sabe, o Project Soli ainda está no comecinho e ainda deve demorar um tempo pra que  a gente possa vê-lo em algum dispositivo, viu? Então, o jeito é esperar, não é mesmo?

E aí, o que você achou do Project Soli? Conta pra mim!