Google Maps agora mostra informações pra trazer mais segurança contra o COVID-19 durante os percursos

Oi, gente! Ainda que a melhor forma de combater o coronavírus seja ficar em casa o máximo que você conseguir, algumas pessoas ainda precisam sair e pegar o transporte público, seja porque estão trabalhando na linha de frente ao combate ao vírus, seja porque precisam comprar algo de necessidade básica para sua casa e sua família.

Por isso, informações podem ser muito importantes nessa hora, como por exemplo saber se a estação de metrô tem muita gente, ou se uma linha do ônibus tá circulando com mais frequência. Tudo isso ajuda bastante a saber qual o horário e o percurso mais seguro, né?

E o Google pensou nisso porque tá trazendo pro Google Maps algumas novidades muito interessantes que vão te ajudar a ter mais segurança na hora de sair de casa. Quer saber mais sobre essas novidades? Vem comigo!

Sabendo de tudo antes de sair de casa

Agora com essa atualização, você vai poder ter acesso a informações muito importantes antes de sair de casa como por exemplo se algum serviço de transporte tá com circulação limitada, ou se estações estão fechadas, e claro, onde o uso de máscara é obrigatório. De qualquer forma, não saia sem ela, tá?

Essas informações são dadas pelos departamentos locais de trânsito de cada cidade, então são precisas e confiáveis. 

Mais segurança no transporte público

O Maps já tem um recurso desde o ano passado que é muito útil pra você saber como tá a movimentação em estações e linhas de ônibus. Nele, os próprios usuários postam falando se tá vazio ou cheio, e você pode usar esse recurso pra evitar ir quando estiver cheio, né? Pra acessar é só ir em Rotas, depois escolher a opção Informações de Trânsito e rolar a página pra ver a previsão de lotação. O recurso ainda não tá disponível em todos os lugares, mas já ajuda nas cidades grandes e locais mais frequentados.

Ah, e além de saber se as estações estão cheias, você também pode saber como estão as condições dos vagões. Usuários postam comentários dizendo se a temperatura está boa, se os bancos estão quebrados ou não, e coisas do tipo. E também informações sobre acessibilidade ou eventuais problemas relacionados a isso para que possam ser resolvidos.

Uma novidade legal que tá chegando é que você também vai conseguir ver como anda a lotação dos transportes públicos a depender do horário. É só escolher a rota, a linha que você vai usar, e ir em informações sobre lotação e os horários. Lá vai ter dados sobre as lotações em diferentes horários, e assim você escolher o melhor.

Essas informações serão dadas a partir dos dados de pessoas que circulam por essas linhas e permitem o Histórico de Localização ser acessado pelo aplicativo. E elas só são divulgadas quando eles tiverem dados suficientes para manter a privacidade de todo mundo, tá?

Quando as novidades chegam?

Esses novos recursos começaram a ser liberados essa semana e vão chegar aos poucos pra todo mundo. Como alguns deles dependem da movimentação e dos dados que são fornecidos pelos usuários, com o tempo eles vão se tornando mais precisos, tá?

E aí, o que achou dessas novidades? O que mais você gostaria de ver no aplicativo? Me conta aí! 😉