Google liberou o Meet para chamadas de vídeo gratuitas. Saiba como usar!

Oi, gente! Com o isolamento social uma das melhores formas de manter contato com os amigos e familiares é através de chamadas de vídeo, né? Assim dá pra todo mundo se ver e conversar como se estivessem lado a lado. Ou ao menos da melhor forma possível.

Não é a toa que os aplicativos e programas que oferecem a opção de chamadas de vídeos têm visto seu número de usuários crescer no último mês. E claro, trazendo novidades pra ajudar!

O Google, por exemplo, começou a liberar gratuitamente o acesso para o Meet, uma ferramenta de reuniões que normalmente só pode ser usada para iniciar reuniões por quem tem assinatura no G Suite, um serviço pago da empresa. Quer saber como começar uma chamada nele? Vem que eu te ensino!

Google Meet

O Meet é uma ferramenta do Google voltada para empresas e reuniões de grandes pessoas, e pode ter no máximo 100 participantes por vez. Bem legal, né? E nessa época de quarentena ela tá sendo liberada pra todo mundo, assim qualquer pessoa que tenha conta no Gmail pode iniciar uma reunião.

Cada chamada pode durar até 1 hora, então caso esse tempo acabe será necessário começar uma nova, tá?

Como criar uma reunião no Google Meet pelo computador

O serviço é bem fácil de usar. Primeiro você precisa acessar o site, clicando aqui. E a boa notícia é que não precisa instalar nada! Muito bom, né?

Então é só fazer o login com a conta do Google. Se já estiver logado no seu computador, ele já entra automaticamente, tá? Agora é só clicar em “Iniciar uma reunião” caso você queira começar uma, ou “Digitar Código” caso você queira participar de uma que outra pessoa iniciou.

Ele vai te pedir permissão para acessar o microfone e a câmera do seu computador, tá? É só clicar em “Permitir”.

Assim que aparecer a imagem na câmera e você estiver pronto (a), é só clicar em “Participar Agora” e iniciar a reunião. Bem fácil, né? Caso você esteja se juntando a uma reunião que já começou, é só clicar em “Pedir para participar”.

Como criar reuniões no Google Meet no celular

Além de poder participar de reuniões no computador, também dá pra fazer pelo smartphone usando a câmera do aparelho. Pra isso é preciso fazer download do aplicativo pra Android clicando aqui ou pra iOS clicando aqui.

Assim como no computador, ele também vai pedir permissão pra acessar o áudio e gravar vídeos no seu celular, é só clicar em “Permitir”.

Caso você tenha mais de uma conta, vai escolher uma pra usar e em seguida clique em “Nova Reunião”. Se você vai participar de uma reunião que outra pessoa iniciou, clique em “Código da reunião”.

Quando você criar a reunião, ele vai te mostrar a opção de adicionar outras pessoas, então você pode compartilhar o link com seus amigos e familiares por vários aplicativos como WhatsApp, Messenger, Instagram, e-mail, discord, entre outros.

Fácil né? Agora você já pode começar a fazer suas chamadas de vídeos com os amigos pelo Google Meet! 

Ah, lembrando que a novidade tá sendo liberada nessa semana, então se ainda não está disponível pra você, é só esperar um pouquinho que não vai demorar, tá? 

E aí, você tá fazendo muitas chamadas de vídeo nesse período? Então já mostra pros amigos e pra família essa novidade! 😉