Google lança teste pra ajudar a identificar e-mail maliciosos. Vem saber como fazer!

Oi, gente! O Google teve uma iniciativa muito legal pra te ajudar a se manter alerta contra ataques maliciosos pelo e-mail, também conhecido como “phishing”. Esse tipo de ataque acontece quando alguém te manda um link malicioso e você clica achando que é um link seguro. Geralmente eles parecem bem reais mesmo e por isso esse teste pode te ajudar a saber como identificar o que é phishing e o que não é.

Quer entender como? Vem comigo!

Mais alerta!

Esses ataques de phishing são feitos pra roubar senhas e dados de quem é vítima deles. Os links te levam pra um site ou páginas que parecem ser reais, as vezes até mesmo de empresas bem conhecidas, mas na verdade são falsas. A vítima, por achar que é uma página real, pode passar informações para compras ou adquirir algum serviço e com isso os dados pessoais.

Em outros casos nem precisa digitar esses dados, os próprios sites já contam com programas maliciosos que fazem isso sem você saber!

Por isso o Google lançou um teste pra te ajudar a entender melhor isso e saber identificar os detalhes de um e-mail que seja phishing. No teste ele vai simular como se tivesse te mandando um e-mail e você tem que dizer se é um verdadeiro ou phishing. Se ele disser que é phishing, você pode apertar em “Quero ver” e ele te mostra como identificar.

No começo do teste você só precisa colocar seu nome e inventar um e-mail. Não precisa ser um e-mail real, tá? É só pra entrar na brincadeira e ficar mais verídico. Pode inventar qualquer e-mail.

Ele vai mostrar várias situações de e-mails, seja pra entrar em sites ou até mesmo pra abrir documentos e fotos e em todas elas ele vai te mostrar o que tem de errado. Pronto pro teste? Então é só clicar aqui e começar!

E aí, o que achou do teste? Não esquece de marcar os amigos e familiares pra eles ficarem mais seguros na net! 😉